Confecção de unhas postiças a partir de garrafas pet

A primeira-dama Marlúcia Cândida conheceu técnica desenvolvida por mulheres que recebem capacitação do Governo do Estado

curso_manicure_foto_gleilson_miranda_030909.jpg
curso_manicure_foto_gleilson_miranda_109898.jpg

Sustentabilidade, economia e aumento da autoestima. Essa é a proposta da nova técnica de fabricação e aplicação de unhas postiças feitas a partir de garrafas pet (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Sustentabilidade, economia e aumento da autoestima. Essa é a proposta da nova técnica de fabricação e aplicação de unhas postiças, desenvolvida por Marfisa Oliveira, mediadora do Instituto Dom Moacyr. A ideia é simples, mas promete mudar a vida de muitas educandas do curso de manicure. O curso é oferecido pelo Instituto Dom Moacyr dentro de uma iniciativa da Secretaria de Pequenos Negócios de desenvolver o empreendedorismo.

A partir de uma conversa com as amigas, Marfisa percebeu que unhas postiças, tão caras no mercado, poderiam ser feitas de garrafas pet. “Vi que seria uma nova maneira de ajudar minhas educandas e que também poderia ajudar na preservação do meio ambiente. Através de cortes e pinturas em cima dos moldes das unhas, o trabalho é realizado e o custo de produção é quase nulo”, afirma Marfisa.

Nesta quinta-feira, 25, as educandas presentes à Igreja Missionária Ágape, no bairro Tancredo Neves, mostraram seus trabalhos à primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, que achou a iniciativa muito inteligente e prática. “Este é um projeto fantástico, que traz a possibilidade de mudança de vida a milhares de mulheres, fazendo com que elas tenham seu próprio meio de garantir a renda familiar”, destacou.

Muito bem recebida pelas educandas, Marlúcia diz ainda que a autonomia é uma das melhores formas de se conseguir renda e que apoia a formação desse tipo de profissionais, que são importantes na vida da maioria das mulheres. Como forma de agradecimento à visita, as educandas deram presentes confeccionados por elas mesmas à primeira-dama.

O diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, também esteve no evento e diz que dar atenção a iniciativas simples é também uma intenção do governo. “Estamos fazendo um governo que não trabalha apenas para si, mas para a população. Uma de nossas preocupações é desenvolver projetos simples, mas que, com certeza, ajudam a melhorar a qualidade de vida e a renda de muitas pessoas.”

curso_manicure_foto_gleilson_miranda_049898.jpg

Nesta quinta-feira, 25, as educandas presentes à Igreja Missionária Ágape, no bairro Tancredo Neves, mostraram seus trabalhos à primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida (Foto:Gleilson Miranda/Secom)

Já se pode perceber a mudança na vida de cada uma das educandas. Priscila Silva, por exemplo, diz que sua rotina é outra desde que começou a fazer o curso. “Hoje consigo obter minha própria renda. A ideia das unhas postiças fez muito sucesso entre minhas clientes e tenho obtido lucros”, afirma.

Cada educanda receberá um kit que já está em fase de licitação e que deve ser entregue ainda este ano. O curso, que tem duração de cem horas, é completamente gratuito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter