Poder público e sociedade civil de olhos voltados para a consolidação do Suas
A consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a valorização de seus trabalhadores é o tema da VII Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, no auditório da Firb/Faao, em Rio Branco com a estimativa de 700 participantes.
No período de junho a julho aconteceram as conferências municipais no interior do Estado. Esse ciclo de conferências municipais reuniu aproximadamente 2.900 pessoas entre usuários, prestadores de serviço, trabalhadores, conselheiros e gestores da Assistência Social, os quais deliberam sobre as proposições para a Conferência Estadual.
A VII Conferência Estadual será realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/AC) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e contará com representatividades de todos os municípios do Acre, que juntos formularão propostas a serem apresentadas na conferência nacional, que será realizada no mês de dezembro em Brasília.
O foco da VII Conferência Estadual é a consolidação do Suas, sistema que organiza a oferta da assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, principal foco da política, crianças, adolescentes e jovens, pessoas com deficiência, idosos e a todos que dela necessitarem. As ações são baseadas nas orientações da nova Política Nacional de Assistência Social (PNAS), aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) em 2004.
Em julho de 2011 o PL SUAS foi sancionado pela presidente Dilma é agora faz parte do arcabouço jurídico brasileiro, garantindo cidadania a milhões de brasileiros. Segundo a presidenta Dilma Rousseff “o Suas é irmão gêmeo do Plano Brasil sem Miséria” que está sendo implantado nesta nova gestão para atendimento aos mais de 16 milhões de cidadãos que estão na faixa da extrema pobreza e o principal objetivo é erradicar a extrema pobreza do Brasil até 2014.
O Acre também elaborou o seu plano para erradicação da extrema pobreza no Estado. Após apresentação do Plano Estadual, em Brasília, a secretária extraordinária do programa Brasil sem Miséria, afirmou que “o Acre pode contar não só com a parceria do MDS, mas também com a parceria de todos os ministérios envolvidos no Plano Brasil sem Miséria”.
Participarão do evento, além de autoridades locais, Maria José Freitas, representando o Ministério do Desenvolvimento Social, e Jane Pereira Clemente, representando o Conselho Nacional de Assistência Social.