O curso qualificou 33 jovens e adultos trabalhadores pelo Programa de Integração da Educação Profissional
Em uma solenidade bastante prestigiada na noite da última sexta-feira, 19, o Instituto Dom Moacyr, por meio do CEP Serviços Campos Pereira, formou a primeira turma do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O curso, que qualificou 33 educandos, tem como objetivo a formação de um trabalhador-cidadão, consciente da sua importância enquanto sujeito potencialmente transformador da sua realidade.
A oferta do Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática, encerra uma opção teórico-metodológica e ideológica centrada na construção de espaços destinados à concretização de uma prática assentada na perspectiva da inclusão social de parcela significativa da população do conhecimento produzido.
Como conseqüência, o Técnico de Manutenção em Informática estará capacitado a trabalhar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem suporte e manutenção de informática ou na prestação autônoma de serviços. Para o Secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, o Estado tem feito grandes investimentos não só na Educação Básica, mas também na Educação Profissional e Tecnológica.
“O Instituto Dom Moacyr tem um papel estratégico no desenvolvimento do Estado, pois está inserindo no mercado de trabalho, pessoas preparadas para serem absorvidas e também capazes de montar seu próprio negócio. O desafio agora é cuidar para que essa formação atenda a demanda de mercado e cresça com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente e equidade social, visando atuar de forma categórica e específica. A formação desses jovens e adultos é uma vitória que deve ser comemorada por todos”, ressalta.
Os profissionais formados serão capazes de realizar manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades. Ele também será capaz de avaliar a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica desses componentes.
Para o diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, as políticas públicas executadas pelo Instituto Dom Moacyr garantem Formação Inicial e Continuada e a Habilitação Técnica nas mais variadas áreas demandadas pela sociedade. Segundo ele, a formação para o trabalho beneficia a todos que acessam. “Ao promovermos qualificação profissional, estamos conjugando crescimento econômico com fortalecimento do povo, o que irá resultar na melhoria do nível da educação para a população e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida, com mais oportunidade”, enfatiza.
O reitor do Instituto Federal do Acre (Ifac), Marcelo Minghelli, ressaltou na ocasião, a importância do Instituto Dom Moacyr. Para ele, a Educação Profissional e Tecnológica não pode ser feita de qualquer forma. “O nosso desafio é trabalhar de forma articulada, oportunizando ao acreano uma educação de qualidade, voltada para o bem comum. O primeiro passo é o acesso a uma educação de qualidade e isso vem sendo feito pelos Institutos que estão trabalhando com Educação Profissional no estado”, observa.