Escola da Floresta participa da IV Jornada Nacional do Jovem Rural

Educação para a sustentabilidade do campo

dsc02480.jpg
dsc05373.jpg

O Instituto Dom Moacyr, através da Escola da Floresta Roberval Cardoso, selecionou quatro educandos e um mediador de aprendizagem para representar o Estado na IV Jornada Nacional do Jovem Rural (Foto: Assessoria IDM)

O Instituto Dom Moacyr, através da Escola da Floresta Roberval Cardoso, selecionou quatro educandos e um mediador de aprendizagem para representar o Estado na IV Jornada Nacional do Jovem Rural que acontece na cidade de Domingos Martins no estado do Espírito Santo, durante o período de 23 a 26 de agosto.

A Jornada é  promovida a cada dois anos, com o intuito de reunir jovens e educadores do campo de todas as regiões do país, ligados a organizações que investem/trabalham com projetos de Educação do Campo, para troca de experiências e pauta de ações futuras.

Os quatro educandos selecionados são de comunidades rurais, são eles: Dhuri Moura Silva, de Xapuri, Flávia Santos de Melo, de Brasiléia, Francisco Luciano Araújo Rodrigues, de Assis Brasil e Rogelho Willian Damazio, de Brasiléia, todos estudantes do Curso Técnico em Agroecologia, que irão acompanhados do mediador de práticas esportivas Francisco Silva da Cunha.

Cerca de 400 jovens rurais de todas as regiões brasileiras estarão reunidos na IV Jornada Nacional do Jovem Rural  para debater o tema Por uma agricultura familiar, profissional e inovadora. O evento é organizado pela Rede Jovem Rural , liderada pelo Instituto Souza Cruz, que tem como objetivo desenvolver ações de cooperação e defesa conjunta da causa da juventude rural.

“A expectativa dessa viagem é grande, poder aprender culturas de outras localidades e poder passar um pouco da nossa cultura é muito bom. Aqui na Escola da Floresta aprendemos a conviver com pessoas de vários muncípios e agora vou conviver e trocar experiências com pessoas de várias cidades do país” Afirmou Ramalho Willian, educando da cidade de Brasiléia.

O objetivo do encontro é favorecer a integração entre jovens rurais, participantes de diferentes programas e/ou ações institucionais de desenvolvimento rural sustentável, realizar ações que contribuam para o estabelecimento de uma rede focada no empreendedorismo do jovem rural e desenvolver noções de cidadania, propiciando melhor compreensão das diferenças entre regiões e territórios.

A organização do evento promoverá uma série de atividades como painéis, oficinas, minicursos, grupos de trabalho, feira de produtos regionais e apresentações culturais. A programação inclui ainda visitas às propriedades rurais, revelando aos participantes uma série de iniciativas empreendedoras que caracterizam a serra capixaba como o berço do agroturismo brasileiro.

“Espero que o encontro me proporcione novas experiências, que eu possa viver momentos de integração com os jovens e com os educadores de outros Estados e levar um pouco do conhecimento da nossa região. É uma satisfação representar o Instituto Dom Moacyr lá fora e trazer novas experiências da agricultura familiar para discutirmos a ideia com os educandos da Escola da Floresta. Vamos levar nossas experiências do uso sustentável da floresta”, disse Francisco Cunha, mediador.

Os assuntos debatidos durante o encontro servirão como base para a construção de um documento final, que é o instrumento de trabalho para que eles apontem proposições às esferas públicas para as questões discutidas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter