Encerramento tem Jornada Científica e “Mamaço”
De 1 a 7 de agosto, o planeta comemorou a Semana Mundial de Aleitamento Materno que este ano tem como tema sugerido pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) “Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D”. A ideia é levar a amamentação a uma nova dimensão, torná-la uma experiência mais interativa e participativa.
Cada estado pode escolher a data da semana para desenvolver suas atividades. Em Rio Branco, a data escolhida foi esta semana e está acontecendo nas unidades de saúde com atividades desenvolvidas pelo Programa de Aleitamento com as mães, inclusive com entrega de certificados para aquelas que seguiram até o fim o acompanhamento do Programa.
Nesta quinta-feira, dia 18, acontece a II Jornada Científica do Aleitamento Materno,no Auditório da Uninorte, a partir das 8 horas. O evento reúne profissionais que trabalham com aleitamento materno. Serão apresentados documentos oficiais da Semana Mundial do Aleitamento Materno, vídeos institucionais sobre o tema, apresentação sobre o Método Canguru e sobre os Amigos do Peito, e a explicação sobre o tema que este ano está inserido nas redes sociais.
Segundo Gerlívia Angelim, gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Sesacre e apoiadora do Plano de Qualificação do Ministério da Saúde, “a semana de aleitamento é super importante para aumentar a conscientização das mulheres e também dos profissionais de saúde sobre a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida das crianças. Precisamos aumentar os índices que em Rio Branco é de 36%”.
Para encerrar, nesta sexta-feira, 19, acontece um “Mamaço” no Novo Mercado Velho, às 17 horas. O “Mamaço” é uma ação que já aconteceu em algumas cidades brasileiras e reúne dezenas de mulheres que dão de mamar ao mesmo tempo.
O leite materno é um alimento completo. Até os seis meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois desse tempo, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos, mas é bom que o bebê continue sendo amamentado até dois anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.
A amamentação é uma experiência completa, proporciona a comunicação total entre mãe e filho. Amamentar só faz bem. Espalhe essa ideia. Seja um amigo do peito.
Serviço
II Jornada Científica do Aleitamento Materno
Dia 18/08 – Auditório da Uninorte, às 8 horas
Mamaço
Dia 19/08 – Novo Mercado Velho, às 17 hora
Clique aqui e veja programação da II Jornada Científica do Aleitamento Materno