Evento abriu o diálogo com os países da América Latina, através de suas obras e escritores e autores presentes ao evento
Com a visão de fomentar uma politica de integração e intercâmbio entre os países fronteiriços, o governo do Estado participou da 16ª Feira Internacional do Livro de Lima (FIL-Lima), a convite da embaixada do Brasil no Peru. Durante 14 dias, cerca de 200 mil pessoas visitaram o espaço da FIL-Lima, com 140 expositores, entre editoras, livrarias, importadores, distribuidores, fundos de editoras universitárias, de embaixadas, instituições culturais e centros de pesquisa.
No encerramento do evento, o diretor-presidente da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour (FEM), Dircinei Souza, e Helena Carloni, responsável pelo Departamento do Livro, Leitura e Literatura, que representaram a delegação do Acre na FIL-Lima, participaram da apresentação do livro “La Palabra Según Clarice Lispector: Aproximaciones Críticas”, dos autores César Ferreira e Luciana Namorato, na embaixada do Brasil. O evento contou com a presença do embaixador do Brasil no Peru, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, do presidente da Câmara Peruana do Livro, Jaime Carbajal Pérez, escritores e convidados.
“O governador Tião Viana é um articulador da integração entre os países fronteiriços nas diversas áreas, como a indústria, comércio, cultura, turismo e meio ambiente. A participação do Acre na FIL-Lima representa mais um espaço aberto para intensificar essa política”, comentou o embaixador.
A participação do governo do Estado na FIL-Lima foi positiva em vários aspectos, principalmente por fomentar uma política de intercâmbio com os países fronteiriços, com foco na cultura e turismo.
“É um começo de intercâmbio e diálogo com os países da América Latina, através de suas obras e escritores e autores presentes no evento. Isso virá enriquecer a participação dos autores acreanos que estão representados por suas obras. O embaixador Carlos Alfredo é um aliado nesse processo de integração entre o Acre e o Peru nas diversas áreas, como indústria e comércio, cultura, turismo e meio ambiente”, comentou Dircinei Souza.
O estande do Acre, coordenado pela Fundação de Cultura Elias Mansour e Secretaria de Estado Turismo e Lazer, foi visitado por estudantes, pesquisadores, editores, escritores e público em geral. O público estava interessado em saber sobre a literatura que vem sendo produzida no Estado, os produtos turísticos do Acre, envolvendo a rota internacional Amazonia-Andes-Pacífico, a economia acreana, os programas de desenvolvimento sustentável e outros assuntos.
A FIL-Lima é o mais importante evento cultural de representação das letras no Peru. Faz parte de um circuito de feiras internacionais na América Latina. de modo que tem o mesmo nível e importância das feiras de Guadalajara (México), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá) e Parati (Brasil).