“Histórias da Mãe África” no Teatro Plácido de Castro

O espetáculo reúne histórias de diferentes regiões da África, numa geografia não cartográfica, mas afetiva, religiosa e de tradições

contos_cena_-_foto_de_andr_pnnola.jpg
 contos_da_terra_dos_mil_povos_10.jpg
 

contos_-histria_portuguesa-cena.jpg

Histórias da Mãe África”estreia em Rio Branco, nos dias 13 e 14 deste mês, às 17 horas, no Teatro Plácido de Castro (Divulgação)

Considerado um dos melhores espetáculos infantis pela crítica dos principais jornais do país, “Histórias da Mãe África”, com a atriz Priscila Camargo estreia em Rio Branco, nos dias 13 e 14 deste mês, às 17 horas, no Teatro Plácido de Castro. O espetáculo reúne histórias de diferentes regiões da África, numa geografia não cartográfica, mas afetiva, religiosa e de tradições. O projeto teatral conta com o apoio do governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Para Marília Coelho Sampaio, crítica de teatro infantil, “Histórias da Mãe África” é uma uma montagem muito caprichada que confirma o talento de Priscila Camargo como contadora de histórias.

“Além disso revela-nos, de forma muito delicada, um pouco dos valores e das tradições dos habitantes do continente africano”, comenta Marília.

Com direção assinada por Cacá Mourthé, a peça foi concebida a partir de pesquisa feita pela atriz sobre as histórias africanas. Priscila é acompanhada pelos músicos Marcelo Daguerre (violão) e Anderson Vilmar (percussão – “Jongo da Serrinha”). Os figurinos são de Chico Spinosa, iluminação de Aurélio de Simoni e a direção musical e coreografia de Via Negromonte.

A narrativa percorre as savanas e desertos até a África do Sul, onde são encontrados os animais falantes cheios de sabedoria. De Angola, a atriz interpreta uma história etíope, maravilhosamente revisitada, e do Egito, uma cinderela, tirada dos papiros, que viaja pelo Rio Nilo, ao encontro do seu faraó. O texto traz ainda outras maravilhosas e surpreendentes histórias do norte muçulmano.

Com humor e uso de bonecos, o espetáculo resgata e exalta a figura do Griot, o tradicional contador de histórias africano, além de estimular a imaginação e a criatividade, valorizando temas como a ecologia, buscando interagir com as crianças.

De Panteão das Histórias Afro-Brasileiras, o espetáculo fala dos mistérios dos Orixás e da Criação do Mundo, com danças e ritmos que encantam crianças e adultos.

“Histórias da Mãe África” já passou por Brasília,Goiânia e Porto Velho em sua turnê nacional. Selecionado pelo programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012, o espetáculo seguirá para Macapá e Palmas (TO).

{xtypo_rounded2}

Onde? Teatro Plácido de Castro – Avenida Getúlio Vargas, 2703 – Bosque

Quando? Sábado – 13/08 e Domingo – 14/08 – 17 horas

Ingressos: R$ 10 (Inteiro) R$ 5 ( estudantes, idosos, e portadores do cartão Petrobras)

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter