Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras será no final de agosto

Competição reúne estudantes da rede pública de todo o Estado

00afanfarraeunice1.jpg

Acontece no dia 27 deste mês, a partir das 17 horas, a final do 11º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras (Foto: Eunice Caetano)

Acontece no dia 27 deste mês, a partir das 17 horas, a final do 11º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, evento promovido pela Associação de Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre, no Estacionamento da Arena da Floresta.

O campeonato, que ainda conta com três etapas regionais antes da grande final, tem o objetivo de estimular a criação de bandas e fanfarras em todo o Estado, promover a integração entre os alunos e os integrantes das corporações musicais, aprimorando métodos e técnicas, bem como incentivar o civismo e desenvolver habilidades, valores e atitudes nos componentes.

As fases regionais estão previstas para os dias 6, 13 e 20 deste mês:

– Fase Regional I: será realizada na Vila do Incra – Porto Acre, dia 06/08 de 2011, com participação dos municípios de Porto Acre, Sena Madureira, Acrelândia, Bujari, Vila Campinas e Manuel Urbano.

– Fase Regional II: será realizada em Epitaciolândia, dia 13/08 de 2011, com a participação dos municípios de Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil, Senador Guiomard e Plácido de Castro. As campeãs e vice-campeãs das duas regionais participarão da Fase Estadual, que acontecerá em Rio Branco.

– Fase Regional III: será realizada no município de Rio Branco, no dia 20 de agosto de 2011, com as bandas de percussão marcial nas suas diferentes faixas etárias, quando quatro corporações – uma em cada categoria etária – passarão à fase final do campeonato estadual.

Para o presidente da Abanfacre, Leandro da Silva Muniz, o campeonato é bem mais do que apenas uma oportunidade de estimular a integração aluno-escola e a musicalidade presentes nas escolas. “Existe um positivismo durante todas as etapas do evento, que possibilita, além de uma maior integração do aluno à escola, a chance de incentivar uma carreira musical e até mesmo de promover um trabalho social, pois nós contamos com casos de adolescentes que se afastam das drogas para se dedicar a esta forma de arte”, destaca Leandro. “É a melhor integração que promovemos.”

Durante a Final Estadual, estarão presentes jurados da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, professores do curso de Música da Universidade Federal do Acre e do presidente da Federação de Bandas e Fanfarras do Mato Grosso, Marcos Santana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter