Estudantes têm expectativa de repetir o feito da Escola São José: única medalha de ouro acreana na fase nacional
Já está em viagem a delegação juruaense rumo à capital do Estado, onde vai disputar a fase estadual dos Jogos Escolares, no período de 2 a 7 deste mês, na faixa de idade de 12 a 14 anos (infantil). Uma comitiva de 97 estudantes, além de representantes de pais e gestores escolares e equipe do setor Esportes da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), embarcou em três ônibus, com grande expectativa de sucesso em Rio Branco.
Segundo Francisco Borges (Pancho), responsável pelo setor de Esportes da SEE, todos os cuidados estão sendo tomados para garantir uma viagem segura e divertida, com assistência médica e assessoria por parte da SEE. Na organização da jornada, o setor de Esportes reuniu-se com os pais de alunos e gestores das escolas para discutir as providências tomadas em prol do bem-estar dos alunos competidores.
Pancho conta que muitos dos alunos não conhecem a capital e a BR-364, hoje quase totalmente asfaltada, o que permitirá uma viagem confortável. “Existem alunos tão ansiosos para fazer a viagem que já estão com as malas prontas faz tempo”, disse.
As expectativas são as melhores possíveis, afinal Cruzeiro do Sul ganhou a única medalha do Estado na fase nacional dos Jogos Escolares. O feito aconteceu em 2009, quando a equipe de voleibol infantil da Escola São José foi campeã escolar brasileira. As equipes do Juruá participarão das disputas nas modalidades de voleibol (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), basquete (masculino) e atletismo (arremesso de peso, salto em distância, provas de velocidade).
Atletas campeões regionais
Como se sabe, os Jogos Escolares têm quatro fases: municipal, regional, estadual e nacional. No Juruá, a fase regional aconteceu no início de julho, com equipes dos cinco municípios que compõem o Vale do Juruá – Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.
Foram os vencedores e vão representar o Juruá na fase estadual: Escola Francisco Braga de Souza, de Rodrigues Alves (futsal masculino); Escola Absolon Moreira, de Cruzeiro do Sul (futsal feminino); Escola São José, de Cruzeiro do Sul (voleibol masculino); Escola Antônio de Oliveira Dantas, de Mâncio Lima (voleibol feminino); Escola Manoel Braz de Melo, de Cruzeiro do Sul (handebol feminino); Escola Cristão Cruzeiro, de Cruzeiro do Sul (handebol masculino) e Escola Sete de Setembro, de Cruzeiro do Sul (basquete feminino). No atletismo competem seis atletas: cinco da Escola Sete de Setembro e um da Escola Flodoardo Cabral.