Grupo conhece experiência de integração entre agricultura e pecuária

Plantio de milho ajuda a recuperar os pastos que alimentam o gado (Foto: Leônidas Badaró)
Plantio de milho ajuda a recuperar os pastos que alimentam o gado (Foto: Leônidas Badaró)

Durante toda a sexta-feira, 17, centenas de produtores rurais e estudantes conheceram uma experiência de sucesso que vem sendo desenvolvida na integração entre agricultura e pecuária. A Secretaria de Estadual de Agropecuária (Seap) apoiou a realização do dia de campo nas Fazendas Arizona e Harmonia, às margens da BR-317.

A intenção é multiplicar as boas práticas que permitam o aumento da produção rural, estimulando o fortalecimento da economia. Nas propriedades, foi possível ver de perto os benefícios que a integração entre as duas culturas proporciona.

Nas áreas onde são feitas a integração entre lavoura e pecuária, cerca de 450 hectares, o plantio de milho ajuda a renovar os pastos destinados à alimentação do gado.  As fazendas são um exemplo de aproveitamento. O milho, que estava sendo colhido no mesmo dia, serve para fabricar ração que ajuda no crescimento do rebanho.

Segundo Roque Júnior, anfitrião do dia de campo, a integração é o futuro da produção rural no Acre. “Nós estamos aqui comprovando que integração entre lavoura e pecuária é que dá certo. A pecuária tem que andar de mãos dadas com a agricultura. Uma não pode andar sem a outra. Essa integração é o casamento perfeito para a produção rural”, destaca o proprietário das fazendas, Roque Júnior.

Estudante de Marechal Thaumaturgo vai levar as informações do dia de campo para sua comunidade (Foto: Leônidas Badaró)
Estudante de Marechal Thaumaturgo vai levar as informações do dia de campo para sua comunidade (Foto: Leônidas Badaró)

Entre os presentes que foram conhecer o trabalho desenvolvido nas fazendas muitos produtores rurais e representantes de entidades ligadas ao setor produtivo. Assuero Veronez, Presidente da Federação da Agricultura do Acre, diz que a integração entre lavoura e pecuária é um caminho sem volta.

“Esse é o caminho da modernidade. Em todo o Brasil a agricultura avança nas áreas de pastagens, modernizando a pecuária. No Acre ainda é um começo, mas é um começo sem volta, já que muitos produtores estão fazendo essa integração e todos estão satisfeitos”, afirma Assuero.

A intenção do governo é multiplicar esses conceitos. Por isso, o convite para que os estudantes de agroecologia da Escola da Floresta estivessem presentes. Elizandro Costa se entusiasmou ao participar do dia de campo. “Eu sou de Marechal Thaumaturgo e vou poder levar pra minha comunidade essas experiências de tanto sucesso que estou vendo aqui”, destaca.

José Carlos Reis, gestor da Seap, enaltece a parceria entre com a iniciativa privada. “Esse é o novo Acre que nosso governo está desenhando. Acreditamos nesses empreendedores. Estamos nessa busca de tornar o Acre mais produtivo e a parceria com os produtores rurais é essencial”, afirma.

 

Milho se transforma em ração na própria fazenda para alimentar o rebanho (Foto: Leônidas Badaró)
Milho se transforma em ração na própria fazenda para alimentar o rebanho (Foto: Leônidas Badaró)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter