Educação de Trânsito é aposta do Detran para conscientizar motoristas na Expoacre 2011

Entre as inovações deste ano estão esquete teatral e minissessão de cinema

dsc07302.jpg

Trajando preto, marchando e tocando instrumentos, o grupo percorre os bares e restaurantes do parque, entoando uma canção que alerta para os riscos de dirigir sob efeito de álcool (Assessoria Detran)

A Expoacre atrai diariamente milhares de pessoas que buscam diversão e fazer bons negócios. Porém, é um evento que acaba modificando a rotina do tráfego da capital acreana, em especial nas vias de acesso ao local, o que exige medidas que visem principalmente a prevenção de acidentes de trânsito.

Assim, o governo do Estado do Acre, por meio do Detran, realiza atividades educativas e de conscientização, que vão desde a exposição de banners em pontos estratégicos do trajeto à feira agropecuária até abordagens e distribuição de material feitas dentro do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. Para tanto, além de educadores, foram chamados para reforçar a equipe 50 jovens do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), totalizando 75 pessoas no desenvolvimento das ações.

A inovação este ano ficou por conta da equipe de teatro do Detran "Transitando em Cena", que desenvolveu esquete baseada na campanha "Amigo da Hora" e que também faz parte da Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Trajando preto, marchando e tocando instrumentos, o grupo percorre os bares e restaurantes do parque, entoando uma canção que alerta para os riscos de dirigir sob efeito de álcool. Somente na noite última terça-feira, 26, foram abordados 600 clientes em 10 estabelecimentos.

A estudante Priscilla Costa, que estava em um dos restaurantes durante uma das apresentações, afirma ter ficado bastante surpresa com a maneira teatral da abordagem e acredita que chamar a atenção das pessoas desta forma faz com que a mensagem educativa seja mais bem assimilada. "Agora, nós já até tiramos na sorte quem não vai beber para levar o resto do pessoal para casa", diz.

"Nosso intuito é continuar preservando vidas, mas sem deixar que a alegria esteja presente nos momentos de diversão, como é o caso da Expoacre. Por isso, nunca é demais ressaltar os cuidados que todos devem ter antes de tomar a direção de um veículo, principalmente o de não beber. As vidas das pessoas que transitam nas vias públicas também são de responsabilidade de cada um de nós", ressalta a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Luz, câmera, ação pelo trânsito!

 

dsc07403.jpg
 

dsc07460.jpg

O grupo Transitando em Cena também se apresenta no Barracão Recreio, que fica no espaço Expoacriança, coordenado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (Fotos: Assessoria Detran)

O grupo Transitando em Cena também se apresenta no Barracão Recreio, que fica no espaço Expoacriança, coordenado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM). No palco, são demonstradas posturas erradas adotadas no trânsito.

"Não pode falar no celular quando estiver dirigindo, porque tira a atenção. E também não pode, porque senão causa acidente", ensina o pequeno João Henrique Gonçalves de 7 anos de idade, após uma das apresentações.

Ainda no espaço Barracão Recreio, são desenvolvidas outras programações voltadas ao público infantil, como minissessões de cinema. Episódios da produção Pela Estrada Afora, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem sido apresentados, nos quais vários personagens de contos de fadas demonstram às crianças a importância do respeito, do cuidado e da solidariedade no trânsito.

O teatro e cinema com foco na educação de trânsito acontecem duas vezes por noite, em dias alternados: a primeira sessão às 19h30 e a segunda às 21 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter