Programa beneficiou em todo o Acre, 2.446 professores nos 22 municípios
No final do ano passado, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo formaram seus primeiros professores com curso superior graças a um programa de formação inicial criado pelo Governo do Estado em parceria com a Ufac para áreas de difícil acesso. Agora, os dois municípios comemoram a formação em Pedagogia e Letras de 232 docentes da área rural. As cerimônias de outorga de grau ocorreram na última quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, com a presença do Secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen, do pró-reitor de graduação da Ufac, Renildo Cunha e dos prefeitos das cidades contempladas.
“Foram quase seis anos de muito esforço e perseverança para chegar ao tão sonhado momento de receber este diploma”, revela o professor da zona rural de Marechal Thaumaturgo, Manoel Erenilton. Todos os dias, durante três meses por ano, Erenilton navegava uma hora de barco até a cidade para assistir as aulas. “Valeu a pena chegar ao dia de hoje, pois sei que agora tanto eu, quanto meus alunos serão recompensados”.
O Programa de Formação Inicial (Profir) beneficiou em todo o Acre, 2.446 professores das 480 unidades de ensino da zona rural, nos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, História, Geografia, Biologia e Educação Física. “Todas as pessoas são detentoras do acesso ao conhecimento. Essa vitória é do município, do Estado e do país. Só chegaremos longe através da educação”, ressalta Daniel Zen.
Para o prefeito de Porto Walter, Neuzari Pinheiro, a história do município vem sendo mudada há 12 anos. “Não tínhamos nem o ensino médio. Agora temos quase 100% dos nossos professores com formação acadêmica. Temos que ser mais audaciosos e oferecer aos jovens cursos universitários na nossa cidade”.
A qualificação dos professores da rede pública estadual e municipal é uma das iniciativas do Governo do Estado em parceria com as prefeituras, que vem mudando a realidade da educação acreana nos últimos anos.O Estado saiu do para Educação Básica da Zona Rural incômodo penúltimo lugar nas avaliações educacionais para o sétimo lugar no país.
Formanda de Pedagogia, Maria Ruth dá aula na comunidade Prainha I, que fica a dez horas de barco de Porto Walter. Ela conta que essas conquistas na melhoria do ensino passam por uma boa formação. “Há seis anos eu nem fazia plano de aula. Depois do curso, não me vejo mais sem fazer planejamento. Hoje ensino muito melhor as minhas crianças e vejo a evolução delas no processo de aprendizagem e consequentemente, nas avaliações”.
Neste sábado e domingo (dias 23 e 24), em Cruzeiro do Sul, acontece a última colação com a diplomação de 500 professores do município, além de Mâncio Lima e Rodrigues Alves.