Governo avança em melhorias no atendimento da maternidade e Unacon

secom_acreSV_08042015 (10)
As medidas irão ampliar a oferta e a qualidade dos serviços nas unidades de saúde (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) no gabinete de governo, nesta quarta-feira, 8, para tratar sobre os avanços e a execução de melhorias para o atendimento médico ofertado na maternidade Bárbara Heliodora e na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Entre os benefícios apontados, consta a utilização de novos espaços, a ampliação do número de atendimentos e leitos, bem como a habilitação de novos procedimentos junto ao Ministério da Saúde (MS).

Segundo a gerente-geral do Unacon, Mirza Mesquita, o trabalho será essencial, haja vista que são atendidos mensalmente na unidade cerca de 650 pacientes, incluindo pessoas de estados vizinhos que realizam o tratamento no Acre. As medidas irão garantir ainda, a regularidade dos serviços e a manutenção das habilitações, segundo explica Mirza.

“Iremos retormar em breve os serviços de radioterapia que estavam suspensos. Novos procedimentos também estão sendo adotados para a garantia da habilitação dos serviços junto ao ministério da Saúde, como a implantação dos serviços de mamografia e de protocolos clínicos”, ressaltou a gerente do Unacon.

Para o governador, a medida garante maior segurança, além de qualificar o atendimento e ampliar o leque de serviços que são oferecidos aos pacientes na unidade.

Maternidade irá ampliar atendimento e número de leitos

Quanto aos avanços para a Maternidade Bárbara Heliodora, a determinação do governador Tião Viana é a ampliação do número de leitos e de atendimentos. Atualmente são realizados mais de três mil atendimentos ambulatoriais como consultas e avaliações. Por mês, a maternidade contabiliza a realização de cerca de 450 partos e uma taxa reduzida de mortalidade infantil.

Segundo a gerente-geral, Rossana de Oliveira, a ampliação dos leitos seria entre 15 e 18 novas internações disponíveis. Para isso, os serviços de ambulatório que hoje ocupam a primeira área do hospital serão deslocados para outro espaço dentro da maternidade.

“Isso implica ainda, na ampliação de equipes e adequações das instalações para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes”, acrescentou Rossana.  A ideia é ampliar a parceria com o Hospital Santa Juliana e firmar outras com novos hospitais, a fim de que estes recebam mais pacientes e ajudem a desafogar o atendimento na maternidade.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter