Governo e prefeitura de Rio Branco vão oferecer cursos de qualificação profissional

Mais de mil pessoas em situação de violência e risco social serão beneficiadas

sam_0369.jpg
sam_0375.jpg

Qualificar profissionalmente 1.107 pessoas incluídas nos programas de transferência de renda ou em situação de violência e risco social é a meta do programa (Foto: Assessoria IDM)

Qualificar profissionalmente 1.107 pessoas incluídas nos programas de transferência de renda ou em situação de violência e risco social. Esta é a meta do Programa Municipal de Educação Profissional (PMEP), uma iniciativa da prefeitura de Rio Branco, que será realizada em parceria com o governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM).

A qualificação, que será voltada para pessoas residentes nas regionais I, II, III, IV, V, VI e VII e na zona rural de Rio Branco, vai se dar nas áreas de mecânica, informática, produção industrial, gestão de negócios, ambiente, saúde, segurança, construção civil, produção alimentícia, produção em hortaliças e agroindústria.

A ação irá possibilitar a geração de trabalho e renda, bem como promover o resgate da cidadania a partir da qualificação profissional através da inserção ou reinserção no mercado de trabalho de mulheres em situação de vulnerabilidade social, com certificação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Segundo a coordenadora municipal de Trabalho e Economia Solidária, Rosiane Lima, a ideia é elevar os padrões de bem-estar com desenvolvimento econômico e sustentável voltados para a população de baixa renda, urbana e rural, com cursos de qualificação profissional juvenil, visando prepará-los para os desafios de um mundo globalizado, transformando-os em cidadãos modernos e incluídos socialmente.

Promover educação profissional no contexto do mundo do trabalho, garantindo ao cidadão o direito à  educação e ao trabalho, através da execução de cursos de Formação Inicial e Continuada e de Habilitação Técnica, tem sido feito pelo governo do Estado, através do Instituto Dom Moacyr e suas Unidades Descentralizadas.

Ao longo desse ano, parcerias como essas serão consolidadas pelo IDM visando a implementação de cursos de qualificação profissional que atendam a demanda ofertada pelo mercado de trabalho, na atual projeção para o mundo globalizado, com a visão de desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade.

A gerente de Programas e Projetos do Instituto Dom Moacyr, Paola Torres, enfatiza que o projeto proporcionará  o acesso à qualificação profissional, ampliando a oferta para o mercado de trabalho de Rio Branco. “Serão implementados cursos, que além de desenvolver as competências para as atividades técnicas devem ser acompanhados de proposta de formação social e empreendedorismo”, esclarece.

Os investimentos, em torno de R$ 600 mil, são oriundos do Programa de Gestão Participativa (PGP). “O interessante dessa maneira de gestão da prefeitura de Rio Branco é  o fato de que é a comunidade quem escolhe onde e como os recursos serão investidos. Nos cursos de educação profissional, foram os representantes das regionais que ouviram a comunidade e decidiram em que áreas os cursos serão oferecidos. Isso vai ao encontro da realidade e da necessidade da população”, ressalta a assessora de Planejamento da Coordenadoria Municipal da Mulher, Raquel Lima.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter