Proposta foi apresentada em Goiânia, com aval dos conselheiros da SBPC. Reunião anual vai acontecer no Estado em 2014
O esforço conjunto do governo do Acre e da Universidade Federal da Acre (Ufac) garantiu a escolha do Estado para sediar um dos maiores eventos científicos da América Latina – a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O projeto apresentado pelo deputado Sibá Machado, vice-reitor da Ufac, Pascoal Muniz, e pelo secretário de Educação, Daniel Zen, durante o encontro do Conselho Diretor da SBPC foi acolhido pelos conselheiros no sábado, 9, em Goiânia (GO). Assim o Acre vai sediar a reunião em 2014.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realiza anualmente diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de ciência e tecnologia, além de difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento. Para este ano o tema escolhido para fazer parte do debate foi “Cerrado: Água, Alimentos e Energia”. O Acre irá propor para 2014 o tema “O Desafio da Economia Verde”, uma forma de fomentar o debate sobre o projeto de desenvolvimento sustentável em curso no Estado.
De acordo com o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen, a apresentação aos conselheiros mostrou a determinação da universidade e do governo do Estado de promover as condições para que o encontro aconteça do Acre. Tradicionalmente as reuniões contam com a participação de 10 a 20 mil pessoas, entre cientistas, pesquisadores e estudantes.
“Os resultados de um evento grandioso como essa reunião são muito positivos. O governo do Estado está disposto a assegurar as condições para a realização do evento, além de potencializar os instrumentos necessários na área de infraestrutura.”
Zen lembrou ainda que o grande fluxo de pessoas durante a semana da reunião da SBPC aquece vários setores, como o turismo, cultura, rede hoteleira, restaurantes, transportes. E também geram oportunidades para o fortalecimento da rede de ensino superior no Acre, com aumento da oferta de vagas, novos cursos de graduação e pós-graduação.
A participação do deputado federal Sibá Machado na apresentação da proposta acreana foi selada durante encontro com governador Tião Viana. Na oportunidade, Machado defendeu que sediar o encontro anual da SBPC colocaria o Acre na rota da ciência brasileira. “Teremos que nos preparar para atendermos a enorme demanda de serviços gerados a partir do encontro. O governo do Estado está disposto a investir, apoiando a ampliação da rede hoteleira, qualificando pessoas para atuarem em toda a dinâmica do evento, articulando alterações na rota de voos para o Acre, entre outros”, declarou o parlamentar.