Mutirão de cirurgias garante a realização de 46 procedimentos de ortopedia

Ação foi realizada em conjunto pela equipe do HC e do Into

gmf_9893.jpg

As equipes do Hospital das Clínicas do Acre e do Instituto Nacional de Traumatologia (Into) encerraram nesta sexta-feira, 8, o mutirão de cirurgias iniciado no começo da semana (Foto: Arquivo Secom)

As equipes do Hospital das Clínicas do Acre e do Instituto Nacional de Traumatologia (Into) encerraram nesta sexta-feira, 8, o mutirão de cirurgias iniciado no começo da semana. Ao todo foram realizados 46 procedimentos de alta e média complexidade no centro cirúrgico do HC em Rio Branco. As cirurgias de artroplastia total do joelho (prótese) são feitas pelos profissionais do Into e as de ligamento cruzado anterior e de artroscopia são de responsabilidade da equipe de traumatologia local.

A ação faz parte do Projeto Suporte em Ortopedia e Traumatologia desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com Estados e municípios, que tem a proposta de promover a estruturação das redes assistenciais em traumato-ortopedia no país. Equipes do Into prestam assessoria técnica-gerencial, fomentam a capacitação e a atualização dos profissionais que atuam na especialidade, além de elaborar projetos específicos para provisão de equipamentos e insumos.

“A rede de traumato-ortopedia no Acre já começou a ser estruturada. E estas ações ajudam no seu fortalecimento. E também permitem a qualificação dos profissionais e troca de experiência. Um dos resultados desta parceria é a residência em ortopedia”, destacou a enfermeira do Into, Maria do Socorro Moura.

A equipe de 21 profissionais médicos de ortopedia e traumatologia do Acre juntamente com a realização de mutirões de cirurgia tem garantido o aumento da oferta de procedimentos realizados no Estado, o que altera diretamente na quantidade de pacientes que são atendimento fora de domicílio. Outro fator importante é a construção de um hospital de Traumato Ortopedia em Rio Branco. A unidade será administrada pela Secretaria Estadual de Saúde por gestão compartilhada com o Into do Rio de Janeiro, vai tratar de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter