Governo realiza visitas de acompanhamento à Rede Acreana de Humanização

Representantes de todas as secretarias do Estado compõem o grupo, onde são sistematizadas ações que visam a melhoria da qualidade de vida dos servidores

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A Rede Acreana de Humanização da Gestão Pública iniciou visitas de monitoramento aos órgãos que fazem parte da ação que pretende melhorar a qualidade de vida dos servidores públicos estaduais (Foto: Assessoria SGA)

A equipe da Secretaria Adjunta de Humanização, responsável pelo acompanhamento das atividades realizadas pela Rede Acreana de Humanização da Gestão Pública, iniciou na última terça-feira, 5, as visitas de monitoramento junto aos órgãos que fazem parte da Rede.

O objetivo é ajudar a planejar novas ações, sistematizando e dando visibilidade a esses trabalhos. Dessa forma, a Humanização pretende realizar o monitoramento das atividades. Para a secretária Francis Mary, as visitas também têm como finalidade a construção coletiva e a troca de informações e serviços.

Na primeira reunião com os servidores das empresas congregadas na Secretaria Adjunta de Supervisão das Empresas Públicas do Estado (Fades, Cila, Acredata, Colonacre e Codisacre), da qual participaram o secretário Adjunto de Supervisão das Empresas Públicas, Hedilberto Saraiva Gomes, que é presidente da Cila, Acredata e membro do comitê de Humanização nas "Indiretas", representados pela servidora Francisca Elizabete Tenório dos Santos.

Atualmente, todas as secretarias da administração direta e indireta que participam da rede estão cadastradas e mantêm contato permanente em todas as ações desenvolvidas. Para sistematizar esses trabalhos, foi criado o planejamento por meio do Dotproject, na web.

Com a ferramenta, cada representante da Humanização em cada secretaria pode inserir seu projeto, ao qual todos os componentes da rede terão acesso, e com isso surge uma troca de ideias e experiências. Por meio do Dotproject, a Humanização acompanha a execução das ações.

A diretora de Humanização, Elineide Medeiros, defende a importância dos encontros para a aproximação dos componentes da rede, bem como a potencialização dos resultados e da troca de experiências.

“A implantação da rede estadual de humanização da gestão pública permitiu que tivesse uma visibilidade maior das ações que estão sendo desenvolvidas em cada secretaria. Nesse momento, com as visitas, acreditamos que vai ser possível potencializar ainda mais o nível dos resultados dessas ações”, destaca.

Elineide menciona ainda o trabalho que está sendo apresentado pelos servidores das Empresas Públicas, onde os melhores e os primeiros resultados apresentados foram desenvolvidos por esses servidores que passaram pelo processo de resgate da autoestima.

“O trabalho desses servidores tem surpreendido muito, pois todos estavam atuando em empresas que estão em processo de extinção, onde o trabalho se resumia apenas ao de manutenção. Quando começamos os trabalhos, os servidores apresentavam uma autoestima muito baixa, e é interessante porque foram os que mais se destacaram nesse processo. Estamos implementando uma série de ações de qualidade de vida, e é uma experiência muito importante, porque fez com que eles redescobrissem o prazer de trabalhar no serviço público.”

A Rede

A rede tem como objetivo articular as ações que são realizadas em todas as secretarias, para tentar dar visibilidade aos projetos desenvolvidos em prol da política de humanização.

A partir do momento que são sistematizados, também são potencializados os efeitos desses trabalhos, e assim consegue-se uma maior visibilidade para essas ações de humanização. O governo do Estado criou no início de 2011 a Secretaria Adjunta de Humanização da Gestão Pública, que vem desenvolvendo uma série de ações em articulação com todas as secretarias, entidades e órgãos da administração pública, num processo de construção coletiva da Política Estadual de Humanização da Gestão Pública.

A partir da implantação da secretaria, percebeu-se que todos os órgãos que compõem a gestão pública do Estado desenvolvem ações com a finalidade da humanização e que já vinham sendo praticadas ao longo das gestões, porém, não estavam organizadas.

Desde janeiro deste ano, foram realizados capacitações, cadastros e inserção dos projetos, e a partir do início do segundo semestre começam as visitas de detalhamento. Uma equipe da humanização vai se reunir com os representantes dos comitês de cada secretaria para detalhar esse projeto e, com isso, facilitar o acompanhamento das ações.

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