Mova Alfa 100 alfabetiza 500 pessoas em Cruzeiro do Sul

Continuar os estudos é o desejo dos alunos

 a_entrega_de_certificado.jpg
 

a_zequinha_lima_entrega_certificado_ao_aluno_joo_alves_da_silva.jpg

A solenidade de entrega dos certificados fez com que ficasse lotado o auditório do núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul por alunos e seus familiares (Foto: Flaviano Schneider)

Iniciada em outubro do ano passado, uma nova etapa do programa de alfabetização Mova Alfa 100 foi concluída neste fim de semana em Cruzeiro do Sul, ocasião em que 500 alunos receberam certificados como novos alfabetizados. Em todo o Estado segundo informação do Diretor de Ensino da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), Josenir Calixto, seis mil alunos concluíram a atual etapa.

Em Cruzeiro do Sul, a solenidade de entrega dos certificados fez com que ficasse lotado o auditório do núcleo da SEE por alunos e seus familiares. Depoimentos demonstraram o sentimento de gratidão em relação à nova situação. “Saímos da escuridão”, disse um dos estudantes. Também foram entregues 78 óculos, relacionados à parceria entre o Mova e o projeto Olhar Brasil.

O pedreiro Miraci José Lopes de Oliveira conta que o Mova fez a diferença em sua vida. “Para mim a maior vantagem até agora é poder ler as placas e me localizar. A gente chega numa placa de rua ou placa de loja e sabe onde está. Estou muito feliz e vou continuar”.

Segundo Josenir, quando o ex-governador Jorge Viana iniciou seu governo em 1999, mais de 25% da população do Estado era de analfabetos. “Hoje estamos com 12,7% o que é muito alto ainda. Alfabetizar é dar cidadania. O trabalhador obtém melhor trabalho, melhor renda e pode ajudar os filhos na escola. O desejo do governador Tião Viana e do vice-governador, César Messias, é que se possa construir um cenário positivo e que essas mais de seis mil pessoas possam ser inseridas em outros programas de educação de jovens e adultos”. Segundo Josenir, nos dez anos do Mova, 90 mil alunos passaram pelo curso e 60 mil foram alfabetizados

Cláudio Pereira Da Silva fez o mova em 2001 e compareceu à solenidade para dar seu testemunho de otimismo. “Através do Mova consegui meu grande objetivo de terminar o Ensino Médio e vou continuar estudando. Não dá para viver na sociedade sem estudo. Se não fosse o Mova eu não teria o trabalho que tenho hoje e com o qual consigo me manter”. Cláudio hoje é técnico em computação e pretende fazer faculdade na área.

Para encerrar o curso com distinção, as diversas turmas do Mova executaram quatro projetos: Artesanato, Culinária Regional, Reciclagem e Literatura de Cordel. Os resultados ficaram expostos ao público espalhado em mesas e paredes. O projeto Literatura de Cordel chamou a atenção do coordenador do Núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. “Os vários textos produzidos por eles mostram o quanto eles estão animados por terem concluído esta etapa, mas percebemos também que eles não vão baixar a cabeça, eles vão continuar e quem sabe muitos chegarão à universidade. O Mova foi o primeiro passo e despertou neles a vontade de continuar estudando, de conhecer coisas novas”.

{xtypo_rounded2} A aluna Márcia Claudiene Sales da Silva fez um belo poema louvando a criação e natureza. Antes analfabeta, ela conseguiu expressar seu sentimento.

“Com palavras Deus criou
Uma bela natureza
Ao terminar abençoou
O tamanho da beleza
E fez tudo com muito amor
Como também muita certeza!” {/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter