Governador Tião Viana abre os Jogos Escolares 2011

Evento é a maior competição esportiva do estado com a participação de mais de 20 mil estudantes-atletas

jogos_escolares_2011_foto_gleilson_miranda_05.jpg
jogos_escolares_2011_foto_gleilson_miranda_07.jpg

Foi dada a largada para o maior evento esportivo acreano: os Jogos Escolares. A abertura foi realizada nesta quarta-feira, 22, no calçadão do Mercado Velho com a participação do governador Tião Viana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Foi dada a largada para o maior evento esportivo acreano: os Jogos Escolares. A abertura foi realizada nesta quarta-feira, 22, no calçadão do Mercado Velho com a participação do governador Tião Viana, prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, Secretário de Estado de Educação, Daniel Zen e Secretário Adjunto de Esporte, Mauro de Deus.

Para marcar o início dos Jogos foi acesa a pira olímpica, estudantes entoaram o hino acreano e realizaram o juramento do atleta. Até o final da fase estadual, que será realizada em agosto, mais de 20 mil estudantes de todas as cidades acreanas terão participado das competições que envolvem modalidades como vôlei, basquete, futsal, handebol, atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa, ciclismo e taekwondo.

“Incentivar o esporte como ação educativa é uma das propostas do governo do estado para transformar o Acre. É uma alegria especial esse momento, oportunidade de vermos quem são os jovens capazes de sonhar com os Jogos Olímpicos de 2016 [que serão disputados no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro]. Em nome da juventude acreana, eu declaro abertos os Jogos Escolares 2011”, disse o governador Tião Viana.

Durante a solenidade de abertura dos Jogos, também foi realizada uma homenagem a Júlio Paulo D’Anzicourt, um dos grandes incentivadores do esporte no Acre. Há 13 anos, quando os Jogos Escolares foram retomados, as escolas públicas não ofereciam ambiente adequado para a prática esportiva. Promovido pelo Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Educação e Esporte e Prefeituras Municipais, os Jogos Escolares do Acre têm por finalidade promover a ampla mobilização e integração da juventude, tendo em vista aumentar a participação em atividades esportivas em todo o Estado.

“Esporte e educação são uma combinação perfeita, são instrumentos educacionais que propiciam o desenvolvimento tanto individual, quanto social. Eu tenho certeza que mais uma vez teremos muito sucesso nessas competições e que muitos talentos serão descobertos”, disse o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen.

Em Rio Branco, os jogos serão disputados no ginásio e na pista de atletismo do Sesi, ginásio Álvaro Dantas e na piscina da Escola Armando Nogueira. "A expectativa é muito boa, pois é um evento que envolve várias escolas e mais de 20 mil alunos, promovendo a interação, tanto dos professores, como dos próprios estudantes", afirmou o Secretário Adjunto de Esporte, Mauro de Deus.

jogos_escolares_2011_foto_gleilson_miranda_03.jpg

Até o final da fase estadual, que será realizada em agosto, mais de 20 mil estudantes de todas as cidades acreanas terão participado das competições (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em maio foram realizadas as fases municipais em todas as cidades do Estado. Na capital acreana a fase municipal acontece entre os dias 22 e 30 deste mês com a participação de 600 competidores. A fase estadual dos Jogos Escolares 2011, na faixa etária de 12 a 14 anos será disputada entre os dias 27 e 31 de julho. Já para os estudantes entre 15 e 17 anos, as competições serão entre os dias 05 e 09 de agosto. Os campeões da fase estadual participam das Olímpidas Escolares que acontecem entre os dias 15 e 17 de dezembro na cidade de Londrina no Paraná.

A maior competição esportiva do Acre

Os Jogos Escolares começaram em 1999 com as Olimpíadas Colegiais. Naquele ano participaram cinco mil alunos de todo o Estado. Ao término do primeiro mandato da Frente Popular do Acre o Governo do Estado, através da Setul e SEE, havia dobrado esse número.

Em 2001, Fabiano de Oliveira conquistou a primeira medalha de ouro para o Acre na etapa nacional. Em 2007, a equipe de voleibol da Escola São José, de Cruzeiro do Sul, sagrou-se campeã nacional. Além do ouro, teve o melhor atleta da competição na modalidade, o jovem Diego Oliveira, que foi incluído no Programa Bolsa Atleta para manter-se treinando e participando das competições. Desde então, o Acre se mantém nas divisões especiais do voleibol e também do handebol. Em 2008, a equipe masculina de handebol do Colégio Estadual Barão do Rio Branco foi vice-campeão nacional, perdendo o título por apenas um gol de diferença.


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter