Instituto Dom Moacyr qualifica mil jovens através do Projovem Trabalhador

Senador Guiomard, Capixaba, Acrelândia, Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri, Porto Acre e Bujari são os municípios contemplados pelo Programa

Mil jovens beneficiados em nove municípios acreanos. Este é o número de educandos que vão receber qualificação com cursos de Educação Profissional pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Trabalhador. Iniciativa do governo Federal, realizada em parceria com o governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr.

O Projovem Trabalhador nasceu com o propósito de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da formação profissional e prepará-los para o mundo do trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.

Senador Guiomard, Capixaba, Acrelândia, Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri, Porto Acre e Bujari são os municípios contemplados pelo Programa. Os cursos oferecidos são: Práticas de Secretariado, Assistente Administrativo, Manicuro e Pedicuro, Manutenção de Computadores, Mecânica de Bicicleta,  Web Design, Promotor de Vendas, Corte, Escova e Colorimetria, Repositor de Mercadorias, Garçom, dentre outros.

O ProJovem Trabalhador unificou os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. A faixa etária de jovens atendidos foi entre 18 e 29 anos. O programa foi desenvolvido em parceria com a sociedade civil e iniciativa privada e teve como objetivo estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora.

Para a gerente de Programa e Projetos do Instituto Dom Moacyr, Paola Torres, “o Projovem Trabalhador tem caráter especial, pois agrega formação profissional e cidadania. O itinerário formativo é dividido em dois eixos: qualificação social (valores humanos, ética, educação ambiental, inclusão digital) e qualificação profissional (competências técnicas específicas da área de formação), além de temas transversais tratados durante o curso, como empreendedorismo e noções de língua estrangeira. Isto garante ao jovem uma visão holística acerca da sociedade e amplia as oportunidades de seu acesso ao mundo do trabalho em condições competitivas”.

O projeto terá uma segunda etapa de formação, que iniciará no segundo semestre deste ano, com a abertura de mais 600 vagas em cursos de diversos arcos ocupacionais, como: administração, beleza e estética, informática, saúde, esporte e lazer, dentre outros. O edital de abertura para a segunda etapa do Projovem Trabalhador está previsto para o mês de julho e conterá a distribuição de cursos e vagas por município.

Calendário de entrega de certificados do Projovem Trabalhador

  • Senador Guiomard – 16/06
  • Capixaba – 16/06
  • Acrelândia – 17/06
  • Brasiléia – 21/06
  • Assis Brasil – 21/06
  • Epitaciolândia – 22/06/11
  • Xapuri – 22/06/11
  • Porto Acre – 24/06
  • Bujari – 24/06

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter