Tião Viana anuncia investimentos e define agenda junto ao empresariado local
O governador Tião Viana foi recebido na manhã desta segunda-feira, 13, pelos representantes do setor industrial do Estado. O encontro aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e reuniu secretários de Estado e empresários, com o objetivo de apresentar as ações de governo nas áreas de infraestrutura, habitação, saneamento e de industrialização nesses primeiros meses de sua administração.
“Estamos reunindo os representantes da força produtiva do Estado para fecharmos uma agenda de trabalho com resultados objetivos. Estamos reorganizando as diretrizes. Nosso desafio agora é a transferência para uma nova realidade econômica. Precisamos ter receita própria e também por isso a industrialização é tão importante”, disse Tião Viana. Durante a conversa, o governador enfatizou que as frentes de serviço, o conjunto de obras em execução e os programas de governo envolvem de forma positiva o setor privado. Tião Viana anunciou que serão empregados nos setores de infraestrutura e desenvolvimento econômico R$ 800 milhões.
A equipe de governo composta pelo governador, secretários de Floresta (João Paulo Mastrangelo), de Infraestrutura e Obras (Wolvenar Camargo), de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio (Edvaldo Magalhães) e de Pavimentação e Saneamento (Gildo César) apresentou os programas em andamento e as metas para os próximos anos.
Entre as ações destacadas estão os programas de pavimentação das ruas, de habitação, de desenvolvimento dos setores industrial e varejista. E também o programa de saneamento básico, que inclui ações de construção de aterros sanitários, urbanização, drenagem, redes de esgoto e de água.
“Estamos falando de programas que já estão em andamento. A pavimentação das ruas já é uma realidade. Já iniciamos em onze municípios e vamos alcançar a meta de 655 quilômetros de vias pavimentadas”, enfatizou Edvaldo Magalhães. Durante a reunião, os secretários destacaram ainda o compromisso em outras áreas, como a expansão e modernização da economia florestal, a consolidação do setor industrial e do setor produtivo rural.
João Francisco Salomão, presidente da Fieac, destacou a importância dos investimentos do poder público para os avanços do setor produtivo. “Com os investimentos em áreas como a habitação, por exemplo, aumenta a demanda pelos bens produzidos no Estado, além de aquecer o setor de construção civil. Tudo isso aumenta a renda dos trabalhadores e dos empresários. Temos que trabalhar e aproveitar as oportunidades.”