Estudantes realizam exposição de artes plásticas na Secretaria de Educação

Formação artística faz parte do Programa Ensino Médio Inovador e tem contribuído para combater a violência e a evasão escolar

dsc_5884.jpg

  Programa Ensino Médio Inovador surgiu como forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio (Foto: Assessoria SEE)

Os alunos da Escola Heloisa Mourão Marques, no bairro Aeroporto Velho, há dois anos participam de um projeto de artes plásticas, denominado “Arte, Asas da Imaginação”, do Programa Ensino Médio Inovador, que visa criar estratégias para combater a violência no espaço escolar e também diversificar o currículo.

Para festejar o sucesso do projeto, os estudantes estão expondo suas obras no hall de entrada da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, até a próxima terça-feira, 14. São 17 obras em óleo sobre tela, que retratam desde temas da natureza a situações do cotidiano vividas pelos jovens.

O artista plástico Israel Martins Pereira ministrou as aulas para os 30 estudantes do projeto.  Premiado três vezes no Salão Hélio Melo e exposto na mostra de novos talentos no Salão Negro do palácio do Congresso Nacional, em Brasília, o artista avalia como muito positiva a experiência de levar a pintura a alunos carentes. “Apesar do tempo curto, os alunos assimilaram a técnica proposta. É um projeto que ajuda a tirar a arte do armário, pois a arte não é tão valorizada. Mesmo com o pouco contato com o universo das artes, eles me surpreenderam.”

Com duas obras em exposição, a estudante Alana Kimberly, 14, diz que o curso oferecido na escola foi interessante porque ela não aprendeu apenas a técnica, mas também a expressar os sentimentos. “É bem legal colocar essas atividades para os alunos aprenderem, pois muitos expressam seus conflitos apenas na arte.”

De acordo com a diretora da escola, Osmarina Montrezol, a formação artística tem contribuído para combater a violência e a evasão escolar. “Nós temos incluído o aluno como cidadão. Tínhamos um índice de violência alto, estávamos no topo do ranking, agora é muito difícil acontecerem atos violentos na escola. Hoje, somos uma das mais bem avaliadas no Estado”, diz.

1125410365130.jpg

Alunos da Escola Heloisa Mourão Marques, no bairro Aeroporto Velho, há dois anos participam do projeto de artes plásticas “Arte, Asas da Imaginação” (Foto: Assessoria SEE)

 

O Programa Ensino Médio Inovador surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é  estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.

Parcerias garantem melhoria no ensino

Para chegar aos bons resultados, a Escola Heloisa Mourão apostou na política de parcerias e na participação de programas apoiados pela Secretaria de Educação e Esporte e pelo governo federal. Com os recursos recebidos do Programa Ensino Médio Inovador, foram construídos espaços climatizados de leituras, reforço escolar, artes e um ambiente destinado à área de exatas, onde o aluno pode estimular a criatividade através de jogos de xadrez e outras atividades.

Uma das parcerias de maior demanda é a de reforço escolar. Os alunos têm o apoio de 22 acadêmicos bolsistas do Programa de Incentivo à Docência da Universidade Federal do Acre (Ufac). Os bolsistas atuam nas áreas de Matemática, Biologia e Física. Paulo Alves, do 1º ano do ensino médio, sentia dificuldade em Física. E foi assistindo às aulas extras que ele conseguiu melhorar a aprendizagem. “Com o reforço, entendi melhor e me dei bem na prova.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter