Ministério da Saúde realiza oficina com os gestores dos 22 municípios para planejar as ações

No primeiro momento são trabalhados os módulos estadual e municipal que visam melhorar as informações da rede assistencial

dsc02142.jpg
dsc02140.jpg

A oficina tem como objetivo melhorar as informações da rede assistencial (Foto: Assessoria Sesacre)

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, proporciona a oficina para os gestores municipais com o tema Sistema de Promoção Pactual Integrada da Assistência a Saúde (SISPPI), realizada na sala de informática da Uninorte. A oficina teve início na segunda-feira, 6, e vai até a próxima sexta-feira, 10, das 8 às 17 horas.

Segundo a gerente do Departamento Regulação de Redes Assistidas (DRRA), Dora Lima “a oficina tem como objetivo melhorar as informações da rede assistencial”.

O SISPPI é  um processo instituído pelo Sistema Único de Saúde e utilizado como instrumento no planejamento das ações de saúde. O Estado possui um teto financeiro com cerca de oito milhões, e através da Promoção Pactual Integrada é que o Estado faz a locação dos recursos entre os municípios, que têm que mostrar sua produção para ser feita a pactuação entre a união, estado e município.

De acordo com a técnica do Ministério da Saúde, Marinete Almeida, “nesse primeiro módulo será apresentado o SISPPI aos secretários e seus técnicos dos municípios, para que possam conhecer o sistema e posteriormente levá-los a suas localidades para trabalharem em cima do PPI de acordo com a necessidade de cada uma”.

A Programação Pactuada e Integrada e de aproximação regulatória dos serviços públicos de saúde, foi instituída em 2003 pelo SUS e adotada repetidas vezes adotado pelo Estado.

A Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS) colocou a PPI na agenda de todas as Unidades Federadas quando indicou como instrumentos orientadores para a organização das redes regionais, o Plano Diretor de Regionalização.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter