Arrastão educativo por um trânsito mais seguro

Atividade integra campanha Década de Ação para a Segurança  nas ruas

dsc05842.jpg
dsc05892.jpg

A ação é o primeiro passo dado pelo departamento Estadual de Trânsito por conta da campanha ‘Década de Ação para a Segurança no Trânsito’ (Foto: Assessoria Detran)

Um arrastão educativo promovido pelo Detran contemplou na manhã do último sábado, 4, cerca de duas mil pessoas. Os 32 educadores de trânsito envolvidos na atividade, divididos em duplas, abordaram pedestres, ciclistas e condutores de veículos, além de realizarem visitas às residências no conjunto Habitasa, bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto, além da área que compreende a quarta Ponte e Avenida Amadeo Barbosa. A escolha do local se deu em virtude do importante fluxo de pessoas e veículos que apresenta diariamente.

A ação é o primeiro passo dado pelo departamento Estadual de Trânsito por conta ca campanha ‘Década de Ação para a Segurança no Trânsito’, lançada mundialmente em maio, visando diminuir em pelo menos 50% os índices de acidentes de trânsito até 2020. Além disso, outros pontos importantes foram expostos durante as abordagens, como o excesso de velocidade de veículos, não utilização das faixas de travessia, ciclistas trafegando pelo passeio de pedestres e também a combinação perigosa entre álcool e direção.

O comerciante Wesley Alves é proprietário de um estabelecimento que fica localizado na cabeceira da quarta Ponte e diz ser constante o desrespeito aos limites de velocidade e a falta de atenção dos pedestres ao atravessar no local. “Vejo coisa aqui que não é brincadeira. Seria muito importante que sempre tivesse essas fiscalizações para tentar acabar com tanta imprudência”, opina.

“Nós não vamos medir esforços para levar, de todas as formas possíveis, as pessoas à reflexão de que um trânsito seguro vai muito além do respeito às leis e o exercício da cortesia ao próximo. Segurança nas vias públicas é um direito de todos, mas não podemos esquecer que exercê-la é um dever”, conclui a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter