Estudantes de Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia recebem netbooks

Programa Ensinomedio.ac garante a entrega de computadores a todos os estudantes do Ensino Médio

entrega_de_netbook_em_brasileia_foto_sergio_vale_4.jpg
entrega_de_netbook_em_assis_brasil_foto_sergio_vale_5.jpg
entrega_de_netbook_em_epitaciolandia_foto_sergio_vale_5.jpg

No Acre a educação é uma prioridade. É a educação que determina o futuro de um povo e o Estado tem feito um grande esforço para colocar o ensino no lugar que merece: o de destaque (Foto: Sérgio Vale/Secom)

No Acre a educação é uma prioridade. É a educação que determina o futuro de um povo e o Estado tem feito um grande esforço para colocar o ensino no lugar que merece: o de destaque. Para o Governo do Acre, a tarefa de ensinar não se restringe à sala de aula e professor. A inclusão digital é essencial para redução de desigualdades e por isso, alunos e professores do ensino médio estão recebendo netbooks para complementar o processo de aprendizado. Na última sexta-feira foram entregues os equipamentos para os estudantes de Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia.

“Não tem outro lugar no Brasil ou no mundo em que um governo entrega computadores para alunos. Se um estudante se prepara intelectualmente ele é capaz de mudar a história. Se queremos mudar o mundo em que vivemos, essa mudança tem que acontecer pelo conhecimento. E educação é o farol de uma sociedade”, disse o governador Tião Viana.

O programa Ensinomedio.ac prevê a entrega de nove mil netbooks a todos os alunos da rede pública estadual que estão cursando o último ano. Os professores também recebem o computador para interagir com os estudantes em sala de aula, já que são máquinas equipadas com programas e outros conteúdos educacionais. O programa é executado em parceria com o Governo Federal e é único no Brasil. Ao final do ano letivo os equipamentos devem ser devolvidos para que sejam utilizados no ano seguinte por novos alunos.

O secretário de Educação, Daniel Zen, lembrou que a entrega dos netbooks faz parte de uma política de inclusão digital que também agrega ações como as comunidades digitais, presentes em todo o Estado e o Floresta Digital. Os netbooks são uma oportunidade de reforçar o aprendizado, e, por isso, eles estão equipados com 2,5 mil obras literárias de domínio público – incluindo as leituras obrigatórias para o vestibular, além de conteúdo da TV Escola e mais de 80 programas educativos.

A diretora da escola Íris Célia Cabanelas Zannine, em Assis Brasil, Ivanir Oliveira destacou a importância da ferramenta para o aprendizado: “Esse é um incentivo para que os alunos não desistam de estudar e um mecanismo que ajuda a continuar crescendo. É uma aposta que o Governo do Estado faz na vida de cada um de vocês que estão recebendo esses computadores”.

O prefeito de Epitaciolândia, José Ronaldo, falou da importância das ferramentas que os alunos receberam. Para ele, além de incentivar os alunos aos estudos, é uma forma de conhecimento que garante o preparo dos estudantes para os desafios do dia a dia.

Participaram da agenda o deputado estadual Astério Moreira, o deputado federal Sibá  Machado, e o senador Aníbal Diniz, além dos prefeitos e secretários de cada município e a comitiva do governador Tião Viana.  

“A geração de vocês será infinitamente mais preparada que a nossa, porque não tivemos acesso a isso. É através da educação e dos avanços da tecnologia que vamos fazer do Acre um estado liberto. Vamos fazer do Acre o povo mais preparado do Brasil, porque é isso que vai fazer a diferença”, comentou o senador Aníbal Diniz.


Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter