Governo e Prefeitura promovem a Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente

Com o tema “No Clima da Floresta” as atividades vão acontecer entre os dias 5 e 30 de junho

dsc06254_1.jpg

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco prepararam uma extensa programação (Foto: Assessoria Sema)

O Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu há 39 anos, após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972 em Estocolmo (Suécia), que recomendou que houvesse uma data em comemoração ao tema. Assim, mundialmente é celebrado no dia 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente. O governo brasileiro decretou, desde em maio de 1981, a Semana do Meio Ambiente.

O objetivo da Semana do Meio Ambiente é conscientizar as pessoas de que elas também fazem parte dessa grande transformação do planeta que é preservar a vida. 

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente em 2011 o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Rio Branco realizaram no Horto Florestal de Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, 3, a “Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente 2011” que contou com a participação dos órgãos federais, municipais e sociedade civil.

O tema deste ano, “No Clima da Floresta”, reflete sobre a necessidade de manejar adequadamente as florestas, fazer o uso da terra com sabedoria e cuidar das matas ciliares e nascentes para fazer frente às mudanças climáticas e garantir uma sociedade sustentável.

O Prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, ressaltou sobre a importância da sociedade em ajudar na preservação e na melhoria da qualidade de vida da população, “A questão Ambiental é uma responsabilidade de cada um de nós, e não só de ONGs e do setor público. Todos nós podemos fazer a política de meio ambiente, não fazendo queimadas, não poluindo as nascentes dos rios e ajudando da selecionado o lixo”.

Para o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard di Deus, muitos problemas ambientais como poluição, queimadas, desmatamento, o uso não sustentável da floresta deixa todos preocupados porque estamos hoje, plantando o futuro.

“Os órgãos públicos têm feito um esforço muito grande para construir um ambiente melhor para que as pessoas possam usar a floresta de forma sustentável, tirar seu sustento, renda, gerar emprego com os recursos naturais de forma que a gente possa ter um futuro melhor e possa ter qualidade de vida”. declarou Edegard.

Para debater o tema o Governo do Estado e Prefeitura prepararam uma extensa programação, com assinaturas de termo de compromisso, lançamento de cartilhas, palestras, cursos, oficinas, teatro e atividades recreativas. As atividades acontecerão do dia 5 ao dia 30 de junho com o propósito de orientar as pessoas a se tornarem agentes ativos para a construção de um ambiente melhor.

“Esse é o momento de refletirmos sobre essas questões e trabalharmos juntos, Governo e sociedade, para que possamos construir uma cidade melhor e com mais qualidade de vida”, finalizou Edegard di Deus.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter