Em decorrência da enchente do Rio Acre, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) precisou suspender as coletas externas realizadas às terças e quintas-feiras, no Calçadão do Passeio, Centro de Rio Branco.
Com a baixa das águas e o retorno de parte das famílias para casa, as atividades do Hemocentro se normalizam e a unidade móvel volta a funcionar normalmente com a coleta itinerante. Na terça-feira, 17, e na quinta, 19, a equipe de captação de sangue estará no Calçadão do Passeio, das 8 às 12 horas.
Ainda na terça-feira, 17, e na quarta-feira, 18, a unidade móvel aguardará por doações de sangue no pátio da União Educacional do Norte (Uninorte), das 18 às 22 horas.
O objetivo é manter o estoque do hemocentro, a fim de garantir as solicitações de sangue e seus componentes nas unidades hospitalares do Estado.
Bruna Menezes, do setor de captação do Hemoacre, chama a atenção da população para a importância da doação de sangue. “As pessoas devem se conscientizar de que o sangue precisa ser doado, não existe ainda nada que o substitua. Para incentivar a doação de sangue, nós fazemos constantemente campanhas, convidando os doadores cadastrados e a população em geral a irem ao Hemocentro, ou à unidade móvel que fica no Calçadão do Passeio”, disse.
Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco à saúde. A doação de sangue é também um ato de amor e solidariedade.
Condições básicas para se tornar doador:
Ter entre 18 e 69 anos de idade;
Pesar acima de 50kg;
Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;
Estar sentindo-se bem de saúde.
Onde doar:
Na sede do Hemoacre (Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Rio Branco – Acre) ou no ônibus itinerante, que fica em diversos lugares da capital, ao longo do mês. Outras informações no telefone (68) 3228-1494 (horário comercial).