Voluntários, profissionais de educação física lotados nos órgãos do estado participam de treinamento para atuar nas secretarias estaduais
Lançado em abril deste ano, o projeto Servidor em Movimento já realiza em diversas secretarias atividades físicas que vão além do bem estar dos servidores, proporcionam a melhoria do ambiente de trabalho. Uma das atividades do programa é a Ginastica Laboral que se praticada com regularidade pode prevenir lesões.
Com o intuito de levar os benefícios desse projeto a mais servidores, o Governo do Estado por meio da Secretaria Adjunta de Humanização da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), realiza a capacitação com nivelamento em ginástica laboral, nos dias 06 e 13 de junho no auditório do Palácio das Secretarias.
O primeiro encontro vai oportunizar a troca de experiências entre os participantes. Os mediadores vão defender a importância da Ginástica Laboral com o intuito de também proporcionar a melhoria das relações interpessoais, por meio de vídeos e dinâmicas. De acordo com os coordenadores do nivelamento, durante o segundo encontro os participantes vão aprofundar os conceitos gerais e as formas estratégicas de acompanhamento e avaliação da aplicação da ginástica laboral.
Esses encontros serão mediados pelos servidores José Martins, que faz parte da equipe da humanização da SGA e é bacharel em educação física, e ainda pela servidora Darcy Gadelha também graduada em educação física.
Os encontros serão realizados com a parceria da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), por meio dos servidores Cauelisson Andrade, que é formado em educação física e mestre em Ciência do Movimento Humano, e ainda o servidor Anderson Pontes que vai apresentar a palestra “qualidade de vida”.
A partir dessa atividade novos órgãos vão implementar em suas rotinas de trabalho a ginástica laboral. É da OCA, Polícia Militar do Acre, Batalhão de Operações Especiais, Lacen, Detran, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Upa-Tucumã.
Em defesa do projeto a secretária adjunta de humanização da gestão, Francis Mary, afirma que essa é mais uma ação com a finalidade de agregar os grupos, onde esses profissionais poderão se reunir regularmente para trocarem experiências a fim de melhorar as atividades que eles realizam junto aos demais servidores.
“As atividades mostraram aos servidores que existe uma preocupação do nosso governo com o bem estar e a qualidade de vida no trabalho. Estamos atuando para fortalecer a Política de Humanização e a participação de todos é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos servidores e da oferta de serviços para a comunidade”, pontua.
Na SGA, os servidores que participam da Ginástica Laboral e do Yoga reafirmam os benefícios e as vantagens das modalidades para a melhoria da qualidade de vida. “São exercícios leves, não chegamos nem a suar e ficamos mais dispostos para começar o dia de trabalho, é muito bom. Além de tudo, esses poucos movimentos podem prevenir doenças graves, nosso corpo é nosso instrumento de trabalho, temos que cuidar bem dele”, disse a servidora Maria de Souza.