Fórum disponibilizou questionários para diagnosticar como as escolas estão trabalhando o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira
Discutir os avanços na implementação da lei 10.693/03, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar e fazer uma avaliação das atividades relacionadas ao tema realizadas pelas escolas este ano. Foi este o objetivo do 2º Encontro de Formação de Educação Étnico- Racial ocorrido na tarde da última sexta-feira,27, no auditório da Secretaria de Educação e Esporte.
O evento contou com a presença do secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, do deputado federal, Sibá Machado, que na ocasião proferiu uma palestra sobre o Estatuto da igualdade racial e políticas afirmativas, da presidente do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial, Almerinda Cunha, do secretário municipal de Educação de Rio Branco, Márcio Batista, além de professores e de um grupo de estudantes da rede pública de ensino.
Para avaliar como vem sendo trabalhado a questão de gênero e raça nas escolas e também contribuir com a discussão desta temática nas unidades de ensino, o Fórum Permanente disponibilizou um questionário com seis perguntas, entre elas, se as escolas inseriram a temática em seus projetos políticos pedagógicos de 2011.
Para a presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanelas, o preconceito não tem como ser abolido se não for pelo víeis da educação. “A sala de aula será o lugar da transformação, quem vai conseguir alguma coisa neste caminho é o educador”, afirma.