Objetivo da visita é estudar as diretrizes do programa Saúde da Família e Atenção Básica para a implantação na Bolívia
Em visita ao Acre, os representantes do Ministério da Saúde da Bolívia participaram de uma reunião com a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, e os gestores de Atenção Primária em Saúde e da Família.
Na reunião eles puderam conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde. “Iremos apresentar aos colegas do país vizinho as estratégias, políticas de governo e todo o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), além de levá-los para as Unidades de Saúde para que possam ver, na prática, a maneira como os técnicos em saúde trabalham. Esse encontro visa conhecer experiências do programa brasileiro no que se refere à Atenção Primária e Saúde da Família e possibilita que possamos absorver também as experiências deles”, destaca a secretária.
O assessor de Cooperação em Saúde do Ministério da Bolívia, Antônio Ramos, comenta que o governo boliviano está investindo em saúde pública, e para isso estão adotando alguns procedimentos do Brasil.
“Estamos aqui para aprender com os brasileiros os meios para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso país. A visita é para podermos estudar as diretrizes e posteriormente implantar o programa Saúde da Família e Atenção Básica com a realidade da Bolívia, uma vez que os problemas enfrentados pelos brasileiros não são diferentes da realidade boliviana”, enfatiza Ramos.
Em visita às unidades de saúde, os gestores bolivianos conheceram o posto de saúde Hidalgo Lima, UPA do 2º Distrito, Hospital das Clinicas (HC) e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), onde observaram a estrutura física dos hospitais, trocaram ideias com os técnicos sobre a maneira como trabalham, forma de atendimento e o acompanhamento que cada enfermeiro faz com o usuário do serviço de saúde.