Alexandre Padilha anunciou investimentos na ampliação da fábrica de preservativos de Xapuri
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi o palestrante da noite desta quinta-feira, 26, durante o Encontro Norte e Centro-Oeste dos Conselhos de Medicina. Padilha falou por cerca de 50 minutos sobre os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), oportunidade em que elogiou o trabalho na área de saúde que vem sendo realizado pelo governo do Estado nos últimos anos. A palestra aconteceu às 20 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC).
Presentes ao evento estavam o governador Tião Viana, que também é médico, o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto d’Ávila, o presidente da Federação Nacional de Médicos, Cid Carvalhaes, e os presidentes de CRMs do Norte e Centro-Oeste e de outros Estados brasileiros.
Alexandre Padilha lembrou que essa foi sua segunda visita ao Acre como ministro da Saúde – ele veio a primeira vez poucos dias após a posse de Tião Viana, em janeiro, e ajudou o Estado na luta contra a epidemia de dengue que a capital vivia naquele momento. Deixou recursos e aproveitou para conhecer um pouco da estrutura e da rede pública de saúde do Estado.
“Tive o prazer de estar com o governador Tião Viana por um sábado inteiro, oportunidade em que a gente lançou um esforço importante de combate à dengue”, disse o ministro.
Sobre as parcerias realizadas com o Estado, Alexandre Padilha disse que a principais estão voltadas às políticas prioritárias do Ministério da Saúde. A primeira delas se refere à maior qualificação da parte de urgência e emergência nas unidades de todo o Estado.
“Nós vamos atuar na reestruturação das portas de entrada dos hospitais e dos prontos- socorros principais, estimular a construção de novas UPAs 24 horas [Unidades de Pronto- Atendimento], nas cidades de referência no interior do Estado, e estamos criando um novo programa de qualidade na atenção básica, que tem uma especificidade no Estado do Acre, sobre tudo nessa inovação que se vive aqui em Rio Branco com a revitalização dos centros de saúde”, pontuou Padilha.
O ministro afirmou ainda que é meta do Ministério da Saúde levar para o interior do Acre um novo centro de diagnóstico e tratamento de câncer de colo do útero e de mama, com radioterapia. “Estamos decidindo com o governo do Acre a cidade que abrigará esse centro”, afirmou. Alexandre Padilha disse ainda que serão reforçadas as ações de combate à malária, com a distribuição de cortinados impregnados com inseticida que combate o mosquito transmissor da doença, e será retomada a segunda fase da fábrica de preservativos de Xapuri. “São R$ 10 milhões que já estão comprometidos com o Estado. Esses recursos vão ser usados para a ampliação de todo o complexo da fábrica de preservativos para que possamos duplicar a capacidade de produção de preservativos, melhorando a geração de renda na região.”
O governador Tião Viana disse que a visita de Alexandre Padilha fortalece o momento importante que a saúde do Estado está vivendo. “O ministro homenageia o sistema de saúde do Acre com sua presença aqui. Esse é o reconhecimento de que estamos mostrando que é possível um sistema de saúde para quem mais precisa, para os mais humildes. A presidente Dilma está orientando a política de saúde do Brasil para abraçar quem mais precisa, e é isso que o governo do Estado está fazendo”, afirmou Viana.
Roberto d’Ávila garantiu que a realização de um encontro como esse no Acre mostra a importância que os conselhos dão para a discussão de uma região que tem especificidades e particularidades grandes. “Nós precisamos discutir as questões específicas dessa região.”