Instituto Socioeducativo desenvolve ações no interior do Estado

Três municípios já  receberam a visita e outros seis aguardam a atividade, que envolve os adolescentes em liberdade assistida

O governo do Estado trabalha para que as medidas socioeducativas sejam garantidas a todos. Por isso, o Instituto Socioeducativo (ISE), através da Assessoria Técnica de Meio Aberto, está desde o início deste mês visitando os municípios que executam essas medidas. A equipe já foi até Bujari e Porto Acre, e nesta quarta-feira, 25, foi a vez de Senador Guiomard.

O objetivo das visitas é passar as informações sobre os métodos adotados pela Liberdade Assistida (LA) de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Além disso, fazer uma avaliação sobre a forma em que esses conceitos estão sendo trabalhados.

Outros municípios que executam as medidas, como Brasileia, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Assis Brasil e Manuel Urbano, também aguardam a visita da Assessoria de Meio Aberto.

Essa atividade começou a ser executada depois de se perceber que muitos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de LA, em Rio Branco, são de municípios do interior. A finalidade é fazer com que esses jovens não precisem sair de perto da sua família e da sua casa para ir até a capital receber atendimento.

Está à frente desse trabalho de acompanhamento e avaliação a coordenadora-geral do Meio Aberto, Sandra Amorim, que junto com sua equipe de profissionais especializados na área ajuda a dar continuidade ao atendimento do adolescente de Liberdade Assistida.

Durante a reunião realizada em Senador Guiomard, na sede municipal do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), a execução do projeto Prevenir é o Caminho foi o principal diferencial. Trata-se de uma criação do jovem G.F., 17, que cumpre medida socioeducativa em Liberdade Assistida, onde ele, através da oralidade, conta sua história de vida e como conseguiu superar o vício em droga.

A meta é de que o sistema de atendimento socioeducativo chegue a todos os municípios do Acre e que a Assessoria Técnica de Meio Aberto continue o trabalho de acompanhamento não só para os adolescentes de LA, mas também para outros jovens da comunidade como método de prevenção.

“Temos adolescentes com histórias de superação ótimas, que conseguiram protagonizar a própria vida”, declara a assessora técnica Joelma Souza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter