Governo e sindicatos de Educação avançam em negociação

Proposta apresentada pelo governo é de 15% de aumento dividido em três parcelas até  o primeiro semestre de 2012

dsc04483.jpg

A terceira reunião entre a equipe do governo do Estado e os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Acre e dos Professores Licenciados aconteceu na tarde desta segunda-feira, 23 (Foto: Assessoria SEE)

A terceira reunião entre a equipe do governo do Estado e os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) e dos Professores Licenciados (Sinplac), realizada na tarde desta segunda-feira, 23, trouxe à mesa de negociações uma proposta de reajuste salarial, que foi bem recebida pelas duas categorias sindicais.

Segundo a proposta apresentada pelo governo aos servidores da Educação do Estado, o aumento seria dividido em três parcelas iguais, sendo os primeiros 5% para julho, e os outros 10% no primeiro semestre de 2012. Se o aumento de 15% for acatado pelos sindicatos, os rendimentos iniciais de um professor de nível superior passariam dos atuais R$ 1.675 para R$ 1.927. As categorias se comprometeram em levar a proposta para ser votada pelos professores em assembleia ainda esta semana.

No início das negociações salariais, a proposta do Sinplac era de 15% de reposição e mais 10% de ganho real, enquanto a do Sinteac, em 15%.  Com o decorrer dos diálogos entre governo e sindicatos, os acordos avançaram.

Um dos pontos destacados é a unificação das propostas pelos dois sindicatos, fortalecida após o segundo encontro, ocasião em que técnicos da Secretaria de Educação e Esporte e da Secretaria da Fazenda apresentaram os recursos orçamentários do governo de forma detalhada.

A expectativa do governo é de que a decisão seja tomada ainda esta semana, após as assembleias que os respectivos sindicatos realizarão nos próximos dias. “Esperamos que todo o processo termine o mais breve possível, dentro da perspectiva orçamentária do Estado, e que ambas as partes saiam satisfeitas”, afirmou o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter