Secretaria de Desenvolvimento Social realiza palestra sobre a exploração de crianças e adolescentes

Evento faz parte das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

palestra_contra_crianca_foto_gleilson_miranda_01.jpg
palestra_contra_violencia_crianca_foto_gleilson_miranda_02.jpg

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social realizou na tarde desta quarta-feira, 18, uma palestra de capacitação para todos os seus funcionários também responsáveis por disseminar o combate ao problema (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para celebrar a data e realizar uma profunda reflexão sobre o tema, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) realizou na tarde desta quarta-feira, 18, no auditório da Seaprof, uma palestra de capacitação para todos os seus funcionários também responsáveis por disseminar o combate ao problema.

O evento, que contou com a palestra do professor-doutor João Lima, da Universidade Federal do Acre, faz parte de um amplo leque de atividades da secretaria para a data em especial. João Lima faz parte do Núcleo de Estudos Sobre as Crianças e Adolescentes e em sua palestra, levantando uma reflexão sobre o problema, lembrou: “Temos um plano nacional de 10 anos, uma década que o Brasil luta contra a pedofilia, e não podemos parar”.

“Quem é adulto e responsável luta contra isso. A Seds está aqui para não permitir em hipótese alguma esse mal, e irá sempre combater a exploração sexual de jovens e adolescentes”, conta Joelma Franzine, gerente do Departamento de Proteção Social Especial. Ana Rosa, técnica do departamento, lembra que o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (Pair) já está implantado em dez municípios do Acre e recentemente chegou a mais três.

Entre as outras atividades desenvolvidas para a data, acontece nesta quinta-feira, 19, uma capacitação, às 19h20, no Espaço A, com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A instituição é uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

A origem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes remete ao Estado do Espírito Santo, quando, no dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli, de 8 anos, foi brutalmente raptada, violentada, morta e carbonizada. Os culpados nunca foram punidos. A tragédia chocou o Brasil e é o marco desta data desde o ano 2000, instituído pela lei 9.970.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter