Governo do Estado realiza capacitação sobre tuberculose

Acre ultrapassa índice de cura da doença; ação pretende melhorar ainda mais as atividades de prevenção, diagnóstico e tratamento

O Programa Estadual de Controle da Tuberculose realiza uma capacitação em Manejo Clínico em Tuberculose nos dias 12 e 13 de maio, das 8 às 17 horas, no auditório do Hospital das Clínicas. A ação é uma realização conjunta do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A capacitação é direcionada a médicos, enfermeiros e farmacêuticos que atuam na rede de saúde nas áreas técnicas do programa de controle da doença, visando atualizar e capacitar os profissionais na execução das ações de promoção, prevenção e controle da tuberculose a partir do diagnóstico de agravo de cada paciente.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Elcenira Farias, essa capacitação é importante para a melhoria das atividades de prevenção, vigilância, diagnóstico e tratamento nos casos da doença.

“O governo do Acre tem compromisso de fortalecer o processo de trabalho em saúde, buscando estratégias que garantam a competência técnica dos profissionais envolvidos nas ações de controle da tuberculose, melhorando os indicadores de saúde e promovendo a qualidade de vida dos pacientes”, explica a gerente.

Dados do MS preconizam que o indicador de cura é de 85%. O Acre, por sua vez, ultrapassa esse índice, apresentando o percentual de 86,4% de cura.  No ano passado foram notificados 299 casos e 0,7% dos pacientes acometidos pela doença foram a óbito.

Segundo Farias, apesar dos números positivos, das medidas de combate e controle da doença e dos avanços no tratamento supervisionado, há uma séria preocupação com a aparição de novos casos e dos pacientes que abandonam o tratamento.

“Nosso desafio é convencer os pacientes a não abandonarem o tratamento, pois em todo o Estado 7,1% não dão continuidade ao procedimento. O MS preconiza que a taxa de abandono deve ser no máximo de 5%, porém, em Rio Branco, ela é de 8,8%”, informa Elcenira.

A capacitação é ministrada pelas médicas pneumologistas sanitarista  Marneili Martins (MS) e Ninarosa Cardoso (Centro de Referência do Estado do Pará).

Participam da solenidade de abertura a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo; o secretário Municipal de Saúde, Osvaldo Leal; o coordenador do Núcleo Estadual do MS no Acre, Hildes Halley Oliveira Dias; e a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Elcenira Farias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter