Depasa restabelece abastecimento de água em Xapuri

A água começou a chegar às torneiras das residências de Xapuri a partir das 10 horas desta terça-feira, 3. A crise no abastecimento, que durou cerca de uma semana, se deu por conta da inundação, pela enchente do Rio Acre, da maior das duas estações de tratamento da cidade, responsável pela produção e pela distribuição de 60% da água tratada que é consumida pela população.

A retomada do funcionamento da estação de tratamento foi resultado de uma verdadeira operação realizada pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa). A subida das águas atingiu tanto a bomba de sucção quanto o quadro de energia da ETA, que ficou completamente impedida de operar. A demora no retorno do fornecimento se deu pela impossibilidade de os reparos serem feitos antes que o nível das águas do rio baixasse.

Com o problema, o abastecimento ficou comprometido em razão da segunda estação de tratamento não possuir condições de ampliar o seu volume de produção de água tratada. A demanda excedida passou a ser suprida por quatro caminhões-pipa que levaram água potável diretamente até as residências. A medida minimizou a dificuldade da população afetada pela maior enchente da história da cidade.

Durante fim de semana trabalho foi reforçado (Foto: Assessoria Depasa)
Durante o fim de semana o trabalho foi reforçado (Foto: Assessoria Depasa)

O restabelecimento da distribuição de água nesta terça-feira havia sido prevista pelo diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, quando esteve em Xapuri, no último sábado, 28 de fevereiro, acompanhando os trabalhos de recuperação dos danos causados pela enchente.

“Devemos resolver o problema no máximo até o segundo dia da próxima semana. Todos os esforços estão sendo feitos para isso, uma vez que, em meio a tantas dificuldades que a população está passando, a falta de água é uma das mais graves”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter