Estado vem atuando contra a doença usando os mosquiteiros impregnados com inseticidas, o instrumento que tem se mostrado bastante eficaz
O governador Tião Viana recebeu na manhã desta quarta-feira, 4, especialistas em malária do Brasil e América Latina que participam de encontro no Estado desde a segunda-feira. O encontro reúne médicos e gestores da saúde para a Avaliação das Ações de Controle da Malária no Estado e as perspectivas para o quadriênio 2011-2014. Entre os presentes estava o assessor regional da Malária nas Américas, da Organização Pan Americana OPAS/OMS.
Durante o encontro com Tião Viana, os especialistas elogiaram o trabalho do governo do Estado no combate à doença, que já reduziu em mais de 60% o registro de casos se comparado ao ano de 2006, quando foi registrada alta incidência no Estado.
De acordo com a coordenadora Nacional de Controle da Malária do Ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli, “foi muito bom participar da reunião e conhecer de perto o que o Acre tem feito para combater a malária”.
O governo do Acre vem atuando contra a malária usando um instrumento que tem se mostrado bastante eficaz que são os mosquiteiros impregnados com inseticidas. Os mosquiteiros estão sendo usados desde 2006, quando o então senador Tião Viana destinou recursos para ações de combate à malária no Estado. Os especialistas afirmaram que é no Acre onde a ação dos mosquiteiros se faz mais eficiente. “Ficamos impressionados com o estado de conservação desses mosquiteiros depois de dois ou três anos de uso. Em outros locais, como na África, a vida útil desses mosquiteiros é muito curta, fazendo com que eles tenham eficácia reduzida”, afirmou Ana Carolina.
O governador Tião Viana disse que o combate à malária no Acre só tem alcançado sucesso devido às parcerias que vêm desenvolvendo com o Ministério da Saúde e instituições como as que os especialistas presentes ao encontro representam. Na oportunidade, Tião pediu aos especialistas o apoio para a implantação de uma fábrica de mosquiteiros no Estado. “A implantação de uma indústria do tipo no Acre teria uma importância muito grande”, disse Viana. O governador também disse que o Acre tem interesse em participar de ações humanitárias de apoio às regiões da África que, na atualidade, concentram o maior número de casos da doença no mundo.
A coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Izanelda Magalhães, disse que o governo do Acre vem trabalhando para ampliar a redução dos casos de malária no Estado. Segundo ela, a meta é chegar ao ano de 2014 com a doença totalmente controlada. “No encontro que estamos realizando com esses especialistas, estamos afinando a discussão, estabelecendo novas estratégias e conversas com as pessoas que têm grande conhecimento sobre a malária no mundo inteiro, para que elas ajudem o Acre nessa luta contra a doença.”