Reunião das Ações de controle da Malária no Acre discute perspectivas de 2011 a 2014

O encontro tem como objetivo avaliar a evolução no controle da doença no Estado

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza a VI Reunião das Ações de Controle da Malária no Estado do Acre – Perspectivas para 2011 a 2014, no buffet Afa Jardins, entre os dias 02 e 04 de maio.

O encontro tem como objetivo avaliar a evolução no controle da malária desenvolvidas no estado, além da definição das novas estratégicas do controle da doença a serem executadas.

Este ano, participam os observadores internacionais, técnicos do Ministério da Saúde e equipes técnicas municipais e estaduais, em busca da excelência nas atividades de controle da malária.

“O Governo do Estado, ao longo dos anos investiu uma verba de sete milhões de reais na aquisição de cortinados impregnados e um grande trabalho de mobilização foi feito com várias entidades do Governo e com a população dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Marechal Taumaturgo e Porto Walter. Isso possibilitou uma redução de 70%  dos casos no Vale do Juruá”, disse a Secretária de Saúde, Suely Melo.

Nesta segunda, 3, foram discutidas as políticas de controle da malária, tais como ações internacionais, capacitação técnica, mobilização social e o planejamento das ações nas áreas de riscos e o principal item considerado pelos palestrantes, a gestão de serviços com o controle de qualidade de serviço e o recurso humano para trabalharem nessa campanha contra a doença.

Segundo a gerente de da Vigilância em Saúde, Izanelda Magalhães, “É uma oportunidade para a troca de experiência no combate a doença em nosso Estado e com idéias vindas de outras partes do mundo. Uma das iniciativas de combate foi à entrega de 45 mil mosquiteiros entre cama e rede distribuídos para a população, no intuito de redução de diagnósticos da doença.

O Assessor Regional em Malária das Américas, o Americano, Keith Carter, disse que malária está presente em 80 países, 40% da população mundial afetados pela doença está no continente africano.

Dentre os palestrantes estão presentes no evento o Assessor Regional em Malária das Américas, da cidade de Washington/EUA, dr. Keith Carter; o coordenador da Iniciativa Amazônia Contra a Malária e Rede Amazônica de Vigilância da Resistência as Drogas Antimaláricas da cidade de Lima, no Peru, dr. Jaime Chang; a coordenadora da Rede Amazônica de Vigilância da Resistência às Drogas, dra. Maira Sojo Milano; o assessor da Malária, do Centro de Controle de Doenças em Atlanta nos EUA, dr, Alexandre Macedo; a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Malária do Ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli e o representante da fundação Osvaldo Cruz, dr. André Daher.

A Coordenadora do Programa Nacional de Controle da Malária do Ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli, comenta a importância dessa reunião.

“Este seminário nos proporciona ver os esforços obtidos pelos colegas para a erradicação da malária além de novas técnicas de trabalhos que discutiremos durante esses três dias de palestras”, enfatiza Ana Carolina. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter