A Comissão de Residência Médica (Coreme), do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, realizou na manhã desta sexta-feira, 27, a 14ª diplomação de médicos residentes do Acre. A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Paula Mariano, participou da solenidade de diplomação.
“É com muita alegria que eu vejo essa nova caminhada de vocês e já passei por isso aqui nesta casa há 11 anos. Sei que são dois anos de trabalho árduo, mas de aprendizado que nos completa. Torço pelo sucesso de cada um de vocês e aproveito para pedir que tratem seus pacientes como gostariam de ser tratados”, aconselhou, Paula Mariano.
Na ocasião foram diplomados mais 32 profissionais nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, radioterapia, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, cancerologia clínica, medicina de família e comunidade e anestesiologia.
O coordenador do curso de medicina da Ufac, Rodrigo Silveira, parabenizou os médicos egressos da residência e destacou a importância do programa de residência no estado. “São 15 anos de residência no Acre e essa jornada serviu de alicerce para a criação dos cursos de medicina no estado. Essa estratégia que foi colocada no início dos anos 2000, hoje é entendida em todo o campo da educação médica como uma estratégia bem sucedida”, disse.
Para a diplomada em medicina da família e comunidade, Dirce Manasfi e Manasfi, a cerimônia celebra a colheita dos frutos que todos os residentes vêm plantando ao longo da especialização. “Todos nós especialistas fortalecermos nosso elo, nós ganhamos e o paciente também ganha. E o grande aprendizado que levamos é que estamos cuidando de pessoas não só de doenças” declarou.
“Estamos formando a 14ª turma de especialistas e tenho clareza do quanto isso é importante para qualidade da saúde pública. Esse programa forma especialistas para todo o Brasil. Com essa turma, já formamos mais de 270 médicos residentes”, explica o coordenador da comissão de residência médica, Thadeu Moura.