Governo e prefeitura garantem serviços e atendimento aos desabrigados

Além de posto de saúde, cinema, cursos, recreação infantil e outras atividades são oferecidas no Parque de Exposições onde estão as famílias

desabrigados_foto_sergio_vale_8.jpg
flash_desabrigados_foto_sergio_vale_7.jpg

O governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco montaram uma grande estrutura para prestar auxílio ás famílias que estão desabrigadas (Sérgio Vale/Secom)

Edla Lima da Silva é mãe de cinco filhos, mora no bairro Taquari e é uma das 437 famílias alojadas no Parque de Exposições. Desde segunda-feira, 11, ela e as crianças estão abrigadas por conta da cheia do rio Acre. O filho caçula, de apenas oito meses, estava com a vacinação atrasada e já recebeu o atendimento necessário. Este é apenas um dos serviços disponíveis no abrigo. “Aqui há água à vontade, comida na hora certa e médico. Tudo de que a gente precisa enquanto não volta para casa”, comentou a desabrigada.

Além de vacinação, o posto de saúde oferece atendimento de enfermagem, clínica geral e pediatria. São três médicos pela manhã e mais três durante a tarde, além do plantão noturno. Água potável, energia e saúde são os serviços essenciais que governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco prestam aos desabrigados. Mas o esforço em atender bem que foi atingido pela força da natureza vai além.

As crianças têm horários de recreação infantil pela manhã e tarde. À noite, sessões de cinema e atividades culturais. A partir desta sexta-feira, 15, voluntários das secretarias municipais, estaduais ou outras instituições parceiras iniciam ciclos de palestras sobre cuidados com a infância, exploração sexual, violência doméstica, direitos trabalhistas e outros temas.

Maria da Liberdade é mãe de Samara, 9, e Valéria, 10. As duas crianças brincavam enquanto a mãe tentava fugir do calor do abrigo montado nos galpões do parque de exposições.

“Pelo menos as meninas ficam entretidas e não estão presas no abrigo. Até a gente voltar para casa, essa é a rotina. Para elas, que não entendem bem o que está acontecendo, é ótimo. Eu quero logo que as águas baixem e a gente possa voltar. Mas aqui tem tudo de que se precisa, na medida do possível, porque bom mesmo é a nossa casa”, relata.

Segundo a coordenadora do abrigo, Estefânia Pontes, secretária de Assistência Social do município de Rio Branco, o parque abriga hoje 1.821 pessoas, e várias secretarias do Estado e prefeitura estão empenhadas em ajudar os desabrigados. A água potável no parque é garantida pelo Saerb e Depasa. A partir desta sexta-feira, a RBTRANS vai disponibilizar um ônibus de linha que fará o trecho Parque de Exposições/Terminal Urbano dentro do sistema de integração, oferecendo mais uma opção de transporte para se somar com a linha Santa Maria/Vila Acre.

desabrigados_foto_sergio_vale_5.jpg

Segundo a coordenadora do abrigo, Estefânia Pontes, o parque abriga hoje 1.821 pessoas, e várias secretarias do Estado e da prefeitura estão empenhadas em ajudar (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para as mães, a Casa Rosa Mulher oferece curso de pintura em tecido pela manhã, e à tarde todos podem aproveitar o espaço para cortar o cabelo gratuitamente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter