São 26 mulheres que participam da capacitação oferecida pelo governo do Estado
As aulas começaram no dia 22 de março, no Serviço Nacional de Aprendizagem Automotiva (Senat), e na próxima sexta-feira, 15, será o encerramento do curso. A parte prática é realizada em oficinas que se disponibilizaram em receber as alunas. E para ver de perto o trabalho dessas 26 futuras mecânicas, a secretária da SEPMulheres, Concita Maia, o secretário de Pequenos Negócios Carlos Reis e o conselho diretor do Detran/AC, Sawana Carvalho, major Teles e Gabriel Gelpke visitaram duas oficinas, na tarde desta terça-feira,12.
“Elas vão ingressar no mercado de trabalho com uma boa formação tanto na parte mecânica como elétrica. As mulheres têm uma facilidade incrível de assimilar o que é ensinado, são mais desenvoltas, dedicadas, esforçadas e atentas a tudo. E no momento de atendimento aos clientes são as que mais têm paciência em explicar os problemas mecânicos. Fico feliz por ver o empenho do governo do Estado em ingressar cada dia mais mulheres no mercado de trabalho. Isso vale para o nosso desenvolvimento”, disse a gerente de serviços da Star Motos, Dhinis Félix.
Eneida Cristina Dantas logo se identificou com o curso e quer dar continuidade ao trabalho. “Antes não tínhamos oportunidade de aprender um ofício geralmente executado por homens. Essa é a prova que o preconceito está acabando”, disse a aluna.
“Nunca antes havia pensado em trabalhar com mecânica, ainda mais de motos, mas como surgiu a oportunidade e gostei do trabalho quero me especializar na área, para que no futuro seja a minha principal fonte de renda”, comentou Ednane Vieira da Silva.
Tatiana de Figueiredo Arruda se diz feliz e realizada em fazer parte da oficina Mecânica com Batom. ”Aprendemos nomes variados de ferramentas, abrir carburador, trocar óleo, filtro de água e corrente. E aprendemos tudo em vários modelos de motocicletas. É um sentimento de realização fazer algo que antes ficava a cargo dos homens. A curiosidade e a sede de descobrir mais, de ampliar meus conhecimentos me deixam imensamente feliz. Me sinto útil, sei fazer algo”, enfatiza emocionada.
O secretário de Pequenos Negócios, Carlos Reis. ficou maravilhado com o que viu e garantiu que essa qualificação não vai parar por aí. “Nós vamos dar continuidade ao curso, ajudando as mulheres participantes do curso Mecânica com Batom, a criar suas próprias oficinas. Para isso será oferecido um curso de Cooperativismo. Em seguida, vamos criar com a SEPMulheres e Detran/Ac a primeira oficina gerida por mulheres no estado”, garantiu Reis.
“É realmente gratificante ver as alunas empolgadas e conseguindo assimilar com facilidade à mecânica. Elas são interessadas, são motivadas. Melhor ainda é saber que vão seguir em frente na profissão”, disse a diretora do Detran, Sawana Carvalho.
A secretária de Políticas para Mulheres, Concita Maia, ficou satisfeita e deixou claro que o mérito é de cada uma das participantes. “Acredito na dedicação de vocês e na posterior qualificação. O resultado do esforço de cada uma tem feito com que o governo do estado tenha planos de dar continuidade a esse curso, com uma qualificação ampliada. E outros cursos, em outras áreas onde só os homens atuam, estão por vir”, disse Concita.