Ação pretende diminuir número de acidentes no local
Tachões foram implantados ao longo da Avenida Ceará, no cruzamento com as ruas Quintino Bocaiúva e Manoel Cezário, nas proximidades do Autoposto Central. A medida adotada na quarta-feira, 6, pretende reduzir do número de acidentes que ocorriam por conta de irregularidades cometidas por condutores de veículos. Agentes e educadores de trânsito foram designados ao local para fiscalizar a área.
Um dos pontos críticos se refere às manobras de conversão realizadas à esquerda da Avenida Ceará em direção ao posto e também para a Rua Quintino Bocaiúva. Nessa região, a avenida possui faixa contínua, o que torna incorretas as conversões para o lado esquerdo. Mesmo com placas que indicam a proibição dessa prática, condutores de veículos desconsideravam a sinalização existente no local.
Outro conflito no trânsito do local era causado pelos condutores que transitavam em sentido reto pelas ruas Quintino Bocaiúva e Manoel Cezário, cruzando também a faixa contínua da Avenida Ceará. Assim, o preenchimento da faixa com os tachões reforça a proibição dessa conduta irregular que era frequentemente praticada.
Os condutores têm começado a processar as mudanças executadas. Para o motorista Claudemar Pinheiro, elas vieram para concretizar o que já estava disposto na legislação. “Cruzar essas ruas aqui era um risco. Eu mesmo já vi vários acidentes quase acontecerem. As pessoas reclamam, mas não têm consciência. Então, é preciso, sim, tomar medidas desse tipo”, reforça.
O engenheiro de trânsito do Detran, Arthur Viana, falou sobre a existência de trajetos alternativos a essas manobras indevidas e que, apesar de não serem os mais curtos e rápidos, são mais seguros, evitando riscos de acidentes. “Temos que pensar na coletividade. Uma simples manobra indevida pode ocasionar acidentes, bem como transtornos no trânsito. É por isso que o governo do Estado enfatiza o respeito às leis de trânsito. É um esforço que deve ser feito por um bem maior, que é segurança das pessoas.”
Rotas alternativas
Diversas são as opções que os condutores de veículos vão ter para chegar ao destino, dentro das normas estabelecidas de sinalização para a localidade. Quem deseja chegar à OCA e trafega pela Rua Guaporé tem a escolha de seguir pela Avenida Brasil, através do semáforo próximo ao terminal urbano. Já os condutores que vêm da OCA em direção ao centro da cidade podem tomar como rota a Avenida Brasil. Aos que se dirigem ao bairro da Habitasa e bairros próximos, podem prosseguir pela Rua Quintino Bocaiúva e virar à direita na Avenida Ceará.