Instituto Socioeducativo do Acre transforma vida de jovens que estão em processo de reeducação
Ver o mundo de uma maneira diferente, com um olhar mais cidadão, é o que o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), busca oferecer. Por meio desse trabalho, muitos adolescentes, às vezes sem o amparo da família, voltaram à escola, além de obter acesso a capacitações. Uma chance de ser protagonista de sua própria história.
O Projeto “Prevenir é o Caminho” surgiu de forma singela. A criação aconteceu durante a Formação de Agentes de Histórias do Projeto “Um Milhão de Histórias de Vida de Jovens Acreanos” (Museu da Pessoa), em agosto de 2010.
Até ali só se tinha em mente uma participação ativa das crianças e adolescentes no movimento, em ações presenciais, virtuais, e a troca de experiências que fortalecessem o vínculo entre os jovens, suas organizações e o poder público. Mas o ISE foi muito além.
O grupo era constituído basicamente por pré-adolescentes, adolescentes e pais. E foi dentre essas pessoas que surgiu um destaque, um jovem que decidiu usar sua história para conscientizar outras pessoas sobre as drogas.
Atualmente outros jovens já estão envolvidos no projeto. Eles realizam visitas a instituições de ensino, informam adolescentes sobre as medidas socioeducativas e promovem a participação ativa deles no movimento em ações presenciais.
Esse projeto visa a criação e fortalecimento dos vínculos comunitários, oferecendo ambiente que facilite ao adolescente caminhar na direção correta.
O projeto começa com todo o gás. Exemplo disso foi o evento no dia 3 de março que apresentou as responsabilidades e atividades do ISE aos alunos do curso de Serviço Social do primeiro período da União Educacional do Norte (Uninorte). O evento, que teve formato de palestra, contou também com depoimentos de adolescentes do sistema socioeducativo.
O encontro foi mediado por uma das coordenadoras do Ise, Sandra Amorim, e pela professora do curso de Serviço Social Rafaela Farias. Outro acréscimo ao evento foi a presença do diretor- presidente da instituição, Dimas Sandas, que falou sobre o papel do órgão e as medidas socioeducativas.
A próxima instituição de ensino a ser visitada será a Escola Estadual Henrique Lima. O evento acontecerá no dia 15 próximo, e é uma continuidade do “Prevenir é o Caminho”.
A equipe do Programa de Liberdade Assistida é a responsável pela implementação do projeto e fará um revezamento no acompanhamento das atividades.