Dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida

Secretarias estadual e municipais de Saúde se mobilizam para estimular a prática de atividades físicas

foto_03_promocao_da_qualidade_de_vida.jpg
foto_05_promocao_da_qualidade_de_vida.jpg

Em Rio Branco, o ponto alto da programação é a caminhada e a cicleata marcadas para o dia 10 (Foto: Assessoria Sesacre)

Com o objetivo de estimular a população à prática de atividades físicas regulares para proporcionar um estilo de vida saudável, a Secretaria de Estado de Saúde, juntamente com as secretarias municipais de Saúde, promove várias ações em alusão ao Dia Nacional da Promoção de Qualidade de Vida, celebrada em 10 de abril.

Segundo a coordenadora da Área Técnica Estadual de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), Carla Diana de Mello, alguns municípios do Acre estão sendo mobilizados para que o maior número de pessoas sejam beneficiadas com o desenvolvimento das atividades.

“Os municípios estão desenvolvendo, simultaneamente, atividades programadas no período de 4 a 15 deste mês, que incluem distribuição de materiais informativos, atividades físicas, palestras educativas, apresentação de peças teatrais e outras atividades lúdicas envolvendo equipes multidisciplinares”, destaca a coordenadora.

Carla diz ainda que, em Rio Branco, o ponto alto da programação é a caminhada e a cicleata marcadas para o dia 10. A concentração será no Calçadão da Gameleira, a partir das 17h30, e vai até o Mercado Velho, onde haverá apresentações de danças, atividades físicas e avaliações em saúde.

“Vamos juntos celebrar a vida. Compareça e participe dessas atividades no dia 10. Essa ação é para estimular você a mudar seu estilo de vida, pois, com prática de atividades físicas e melhores hábitos alimentares, teremos uma população mais saudável e sem estresses”, enfatiza.

Para a coordenadora, a prática de atividades físicas regulares reduz substancialmente o risco de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta. Também controla o peso e contribui para o fortalecimento dos ossos, para articulações e músculos sadios, reduz o índice de quedas em idosos, ajuda a aliviar a dor da artrite, diminui os sintomas de ansiedade e depressão e está associada ao menor número de hospitalizações, visitas médicas e uso de medicação.

De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquéritos de Telefone (Vigitel), realizados pelo Ministério da Saúde, em todas as capitais brasileiras, Rio Branco foi uma das cidades que alcançou a menor frequência em relação à atividade física entre as mulheres.

A pesquisa demonstrou que, no ano de 2009, 17% dos homens realizavam algum tipo de prática corporal e apenas 9,8% das mulheres responderam realizar atividades físicas no lazer. Ou seja, as ações de incentivo à prática de exercícios físicos devem ser intensificadas principalmente junto às mulheres, tendo em vista que são consideradas mais sedentárias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter