Ações de saúde promovidas em comemoração ao Mês da Mulher ultrapassam quatro mil atendimentos

Serviços disponibilizados atingiram metas além da expectativa

sdc14050.jpg
 sdc14039.jpg
 

sdc14343.jpg

Ações de proteção, promoção e prevenção à saúde da mulher, oferecidas para as servidoras públicas durante o mês de março, foi além do esperado (Fotos: Assessoria Sesacre)

As ações de proteção, promoção e prevenção à saúde da mulher, oferecidas para as servidoras públicas durante o mês de março, foi além do esperado. De acordo com a gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégia (Dape) da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Gerlívia Angelim, os serviços ofertados superaram os 4 mil atendimentos.

Cerca de duas mil mulheres foram atendidas com serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, preventivo do câncer de cólon do útero (PCCU), ginástica laboral, vacinação, teste rápido para HIV, avaliação nutricional, limpeza de pele (oferecida pela clínica de estética Face Clean), material informativo sobre violência contra a mulher, enfim, ações fundamentais que proporcionam uma melhor qualidade de vida para essas servidoras.

Nove secretarias foram beneficiadas com os serviços de saúde. São elas: Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Instituto de Administração Penitenciária, Fetacre, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Agropecuária, Secretaria de Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Gestão Administrativa, a que notificou o maior número de serviços – somando 797 atendimentos.

Para Gerlivía, essa mobilização vem se repetindo como forma de facilitar o acesso aos serviços de saúde, além de esclarecer para as servidoras a importância de se cuidarem e buscarem uma melhor qualidade de vida.

A servidora Maria Lúcia diz que fez questão de passar por todos os serviços oferecidos. “Foi maravilhoso poder fazer limpeza de pele, aferição de pressão e tantas outras coisas no próprio local de trabalho. Nós, servidoras, sentimo-nos prestigiadas e valorizadas, e esperamos que a ação se repita no próximo ano.”

De acordo com o servidor público Célio Roberto, o incentivo é bem vindo, já que se trata de pessoas de fundamental importância para o serviço público e que, na maioria das vezes, por falta de tempo, não praticam regularmente essas ações de saúde. "Espero também que os atendimentos se estendem para os homens.”

Segundo a gerente do Dape, a ação é fruto de uma parceria entre as secretarias estadual e municipal de Saúde, por meio de suas áreas técnicas, e teve como objetivo comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter