Governo do Estado associa Arte e Saúde em práticas de humanização

Projeto será  desenvolvido por dois meses junto a pacientes, acompanhantes e servidores da Maternidade Barbara Heliodora e Hospital Infantil

Batizado de “Arte e Saúde”, o projeto piloto de práticas de humanização do governo do Estado por meio da Secretaria Adjunta de Humanização da Gestão Pública, ligada à Secretaria Estadual de Gestão Administrativa (SGA), é  implantado na maternidade Barbara Heliodora e no Hospital da Criança, com data de encerramento prevista para o dia 4 de junho.

O objetivo, além de proporcionar momentos de distração para os pacientes, servidores e acompanhantes, é  envolver todos nas atividades propostas a fim de incentivar o despertar dos talentos dentro do corpo clínico das unidades, tornando o ambiente mais agradável com contação de histórias, conversas sobre a trajetória de vida dos pacientes, oficinas, apresentações teatrais e outros.

As atividades serão realizadas pelas atrizes Isabel Carvalho e Vanessa Oliveira, que representa a Secretaria Adjunta de Humanização nessa ação. As atividades serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 15 às 17 horas. É intenção dos idealizadores, no fim do projeto, compor uma peça teatral, com base nas histórias reveladas por pacientes e acompanhantes, tendo como atores os servidores dos dois hospitais envolvidos.

“Teremos dois meses para promover momentos lúdicos e terapêuticos a todos os que diariamente estão dentro do hospital. No fim de toda essa vivência, vamos teatralizar essas histórias, impulsionar os talentos desconhecidos entre os funcionários e melhorar as relações entre pacientes e corpo clínico. Nossa intenção é dar o suporte para que os servidores deem continuidade a esse trabalho”, explica Vanessa Oliveira.

Às segundas-feiras, as atrizes apresentam a dupla de médicas formadas em "beste-orologia," que são Doriana e Margarina, que irão realizar exames, apontar diagnósticos e tratamentos. “Para problemas com a memória, elas vão receitar contação de histórias, para dores no ouvido serão indicadas músicas boas e, além disso, elas vão fazer muita transfusão de afeto”, acrescenta a atriz.

Um dos pontos mais sensíveis do projeto será realizado junto às “mamães cangurus” da Maternidade Barbara Heliodora, onde, segundo a secretária adjunta de Humanização, Francis Mary, será levada a essas mulheres terapia por meio da arte.

“A nossa intenção, ou seja, a intenção do governo do Estado é descobrir e estimular os talentos dos servidores. Isso é uma das formas pelas quais o Estado irá valorizar seus funcionários. Então serão dois meses de capacitações e encontros para que, no encerramento, a equipe de humanização saia de cena e os membros possam dar continuidade ao trabalho, fortalecendo ainda mais essa política que já é aplicada”, pontua.

Todas as atividades do projeto Arte e Saúde serão acompanhadas por psicólogos, pediatras e demais profissionais médicos que vão orientar e monitorar todos os trabalhos para garantir o bem-estar dos pacientes e funcionários.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter