Abertas as inscrições para o Prêmio Empreendedor Social e Prêmio Folha Empreendedor Social de futuro

Premiações vão reconhecer líderes sociais de destaque de todo o Brasil

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S. Paulo e pela Fundação Schwab, e para a 3ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, iniciativa exclusiva da Folha. Ambos reconhecerão líderes sociais de destaque de todo o Brasil. De 13 de março até 1º de maio, os empreendedores interessados podem se inscrever, gratuitamente, somente pelo site: www.folha.com.br/empreendedorsocial.

O Prêmio Empreendedor Social laureia os líderes que atuam há pelo menos três anos, de forma inovadora, sustentável e com forte impacto positivo na sociedade e em políticas públicas em áreas como agricultura, ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação, habitação, saúde. Podem concorrer líderes de cooperativas, empresas sociais ou organizações não governamentais, além de pessoas físicas que executem iniciativas pioneiras, como a criação de um produto ou serviço ou a aplicação diferenciada de tecnologias já conhecidas. Neste ano, a pontuação também levará  em conta os critérios perfil do empreendedor social (comprometimento, paixão e visão de futuro) e influências em políticas públicas.

O Empreendedor Social é promovido todos os anos pela Fundação Schwab, simultaneamente em 14 países e em cinco regiões (países da África, da África do Norte e do Oriente Médio, da América Latina, da Europa e Ásia). No Brasil, ocorre desde 2005, sempre com a Folha de S.Paulo como parceira exclusiva na realização. “O Brasil se destaca por bater recordes de inscrições ano após ano, trazendo a público o trabalho de centenas de empreendedores inovadores, que querem aperfeiçoar suas iniciativas, desejo que vai ao encontro de nossa missão”, afirma Mirjam Schoening, diretora-executiva da Fundação Schwab.

O outro concurso, o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, reconhece e promove talentos sociais que atuam há, no mínimo, um ano e, no máximo, três anos, de forma inovadora, e que precisem de mais visibilidade para atingir ou consolidar a sustentabilidade de sua iniciativa e multiplicar seu impacto positivo. Podem concorrer empreendedores de projetos recentes, mas com comprovado potencial em inovação, alcance e abrangência, multiplicação e impacto social. Neste ano, a pontuação também considerará o critério perfil do empreendedor social.

“A Folha reafirma seu papel pioneiro de investigar, descobrir e divulgar iniciativas que merecem ser amplamente conhecidas. Em 2011, com o aumento dos benefícios tanto para finalistas quanto para vencedores, os dois prêmios ficaram mais completos”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S. Paulo.

Entre as novidades, o site das premiações foi reformulado, tornando-se inclusivo, a partir da orientação de Cláudia Cotes, da ONG Vez da Voz, finalista do Empreendedor Social 2009. Os 50 finalistas das premiações, que compõem a Rede Folha de Empreendedores Sociais, foram convidados a participar do Blog Empreendedor Social, cuja URL estará disponível no site. Além disso, os parceiros deste ano escreverão sobre terceiro setor e negócios sociais e se revezarão na produção de uma coluna especial.

CALENDÁRIO 2011 DOS PRÊMIOS:

  • Até 1º  de maio (domingo): regulamento e formulário de inscrição preenchidos pelo site www.folha.com.br/empreendedorsocial
  • 25/4 a 15/5: semifinal
  • 16/5 a 31/8: avaliação fiscal e visita aos projetos
  • Setembro e outubro: seleção dos finalistas, elaboração dos relatórios e envio ao júri
  • Outubro e novembro: avaliação final e eleição do vencedor
  • Novembro: cerimônia de premiação em São Paulo (SP) no Masp
  • Um dia após o evento de premiação: circulação de caderno especial da Folha de S.Paulo com perfil de todos os finalistas e vencedores.

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS: empreendedorsocial@grupofolha.com.br

PREMIAÇÃO DO EMPREENDEDOR SOCIAL 2011

Para o vencedor:

1)    Prêmio de “Empreendedor Social do Ano”, entregue pela Folha de S.Paulo e Fundação Schwab, em evento a ser realizado entre novembro e dezembro de 2011, em São Paulo (SP), com a presença de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil brasileira.

2)    Publicação de perfil pela Folha de S.Paulo em caderno especial de circulação nacional e no site da Folha.com, além de menções no site oficial do prêmio, que conferem visibilidade ao empreendedor.

3)    Divulgação de seu nome e trabalho em mídia nacional.

4)    Inclusão na rede de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab, acesso à rede mundial de empreendedores sociais, bolsas de estudo totais ou parciais para cursos de ensino executivo em instituições como Harvard Business School (EUA), Universidade Stanford (EUA) e Insead (França).

5)    Convite para participar da reunião regional do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2012.

6)    Auditoria gratuita da empresa de consultoria Ernst & Young

7)    Acesso gratuito ao curso “Gestão para Organizações da Sociedade Civil”, ministrado pelo Instituto Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil), ligado à Associação dos MBAs da FIA (Fundação Instituto de Administração) da USP.

8)    Quatro sessões gratuitas de “coaching” (treinamento de gestão estratégica) da consultoria sitawi, organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social.

9)    Dependendo da elegibilidade do candidato, acesso gratuito a um dos ciclos de formação empreendedora realizados pela Artemisia Modelo de Negócios Sociais, organização internacional que trabalha para desenvolver o campo de negócios sociais.

10)  Dependendo da elegibilidade do candidato, acesso gratuito a assessoria e consultoria do Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor), além de uma bolsa de estudo integrais para os cursos de extensão realizados pelo Iats no ano de 2012.

11)  Participação com inscrição gratuita no Congresso Gife 2012, realizado pelo Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas).

12)  Estande no evento ONG Brasil 2011, que reunirá em novembro expositores de organizações não governamentais brasileiras em uma feira e um congresso.

13)  Consultoria legal gratuita por seis meses a ser realizada pelo escritório de advocacia especializado em terceiro setor Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher e Storto Advogados.

14)  Participação em workshop sobre captação de recursos, realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos).

15)  Participação do processo de seleção de empreendedores sociais da Ashoka, caso já não participe de sua rede.

16)  Dependendo do perfil, o vencedor poderá ainda fazer parte da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça; da comunidade global de empreendedores sociais no Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial; e da organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial.

17)  De acordo com suas características, poderá ser integrado à organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial

18)  Material com fotos, vídeo e relatório de avaliação elaborados pela organização dos prêmios.

Para os finalistas:

1)    Certificação de finalista de “Empreendedor Social”, entregue pela Folha de S.Paulo e Fundação Schwab, em evento a ser realizado entre novembro e dezembro de 2011, em São Paulo (SP), com a presença de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil brasileira.

2)    Publicação de perfil pela Folha de S.Paulo em um caderno especial de circulação nacional e no site da Folha.com, além de menções no site oficial do prêmio, que conferem visibilidade ao empreendedor.

3)    Acesso gratuito ao curso Gestão para Organizações da Sociedade Civil, ministrado pelo Instituto Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil), ligado à Associação dos MBAs da FIA (Fundação Instituto de Administração) da USP.

4)    Dependendo da elegibilidade do candidato, acesso gratuito a um dos ciclos de formação empreendedora realizados pela Artemisia Modelo de Negócios Sociais, organização internacional que trabalha para desenvolver o campo de negócios sociais.

5)    Dependendo da elegibilidade do candidato, acesso gratuito a assessoria e consultoria do Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor), além de uma bolsa de estudo integrais para os cursos de extensão realizados pelo Iats no ano de 2012.

6)    Estande no evento ONG Brasil 2011, que reunirá em novembro expositores de organizações não governamentais brasileiras em uma feira e um congresso.

7)    Consultoria legal gratuita por seis meses a ser realizada pelo escritório de advocacia especializado em terceiro setor Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher e Storto Advogados.

8)    Participação em workshop sobre captação de recursos, realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos).

9)    De acordo com suas características, o finalista poderá ser indicado para participar do Fórum dos Jovens Líderes Globais.

10)  Possibilidade de obtenção de bolsas de estudos ofertadas por intermédio da Fundação Schwab em instituições de ensino de ponta em todo o mundo.

11)  Material com fotos, vídeo e relatório de avaliação elaborados pela organização dos prêmios.

12)  Uso da Sala de Eventos ou Sala de Reuniões do Hub São Paulo.

13)  Plano Conexão do Hub São Paulo, que inclui o empreendedor na rede de empreendedores e projetos do Hub São Paulo.

PREMIAÇÃO DO PRÊMIO FOLHA EMPREENDEDOR SOCIAL DE FUTURO 2011

Para o vencedor:

1)    Prêmio de “Empreendedor Social de Futuro do Ano”, entregue pela Folha de S. Paulo, em evento a ser realizado entre novembro e dezembro de 2011, em São Paulo (SP), com a presença de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil brasileira.

2)    Publicação de perfil pela Folha de S.Paulo em um caderno especial de circulação nacional e no site da Folha Online, além de menções no site oficial do prêmio, que conferem visibilidade ao empreendedor.

3)    Divulgação de seu nome e trabalho em mídia nacional.

4)    Bolsa de estudo integral o MBA em Negócios Sustentáveis oferecido pelo Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor) e a Artemisia, em 2012, conforme disponibilidade de abertura de curso.

5)    Consultoria gratuita de gestão da sitawi, organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social.

6)    Acesso gratuito ao curso Gestão para Organizações da Sociedade Civil, ministrado pelo Instituto Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil), ligado à Associação dos MBAs da FIA (Fundação Instituto de Administração) da USP.

7)    Dependendo da elegibilidade do candidato, acesso gratuito a um dos ciclos de formação empreendedora realizados pela Artemisia Modelo de Negócios Sociais, organização internacional que trabalha para desenvolver o campo de negócios sociais.

8)    Dependendo da elegibilidade do candidato, acesso gratuito a assessoria e consultoria do Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor), além de uma bolsa de estudo integrais para os cursos de extensão realizados pelo Iats no ano de 2012.

9)    Participação com inscrição gratuita no Congresso Gife 2012, realizado pelo Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas).

10)  Estande no evento ONG Brasil 2011, que reunirá em novembro expositores de organizações não governamentais brasileiras em uma feira e um congresso.

11)  Consultoria legal gratuita por seis meses a ser realizada pelo escritório de advocacia especializado em terceiro setor Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher e Storto Advogados.

12)  Participação em workshop sobre captação de recursos, realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos).

13)  Material com fotos, vídeo e relatório de avaliação elaborados pela organização dos prêmios.

Para os finalistas:

1)    Certificação de finalista de “Empreendedor Social de Futuro”, entregue pela Folha de S. Paulo, em evento de premiação a ser realizado entre novembro e dezembro de 2011, em São Paulo (SP), com a presença de lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil brasileira.

2)    Publicação de perfil pela Folha de S.Paulo em um caderno especial de circulação nacional e no site da Folha.com, além de menções no site oficial do prêmio, que conferem visibilidade ao empreendedor.

3)    Acesso gratuito ao curso Gestão para Organizações da Sociedade Civil, ministrado pelo Instituto Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil), ligado à Associação dos MBAs da FIA (Fundação Instituto de Administração) da USP.

4)    Dependendo da elegibilidade do candidato, acesso gratuito a um dos ciclos de formação empreendedora realizados pela Artemisia Modelo de Negócios Sociais, organização internacional que trabalha para desenvolver o campo de negócios sociais.

5)    Dependendo da elegibilidade do candidato, acesso gratuito a assessoria e consultoria do Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor), além de uma bolsa de estudo integrais para os cursos de extensão realizados pelo Iats no ano de 2012.

6)    Estande no evento ONG Brasil 2011, que reunirá em novembro expositores de organizações não governamentais brasileiras em uma feira e um congresso.

7)    Consultoria legal gratuita por seis meses a ser realizada pelo escritório de advocacia especializado em terceiro setor Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher e Storto Advogados.

8)    Participação em workshop sobre captação de recursos, realizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos).

9)    Material com fotos, vídeo e relatório de avaliação elaborados pela organização dos prêmios.

10)  Uso da Sala de Eventos ou Sala de Reuniões do Hub São Paulo.

11)  Plano Conexão do Hub São Paulo, que inclui o empreendedor na rede de empreendedores e projetos do Hub São Paulo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter