Em média, duzentas bolsas de sangue são necessárias para suprir as necessidades das unidades de saúde de Rio Branco, apenas durante os cinco dias de carnaval deste ano. Essa é a previsão dada da direção do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre). É por esse motivo que, nesse período, o hemocentro intensifica as campanhas de doação para manter o estoque das bolsas de sangue.
“A demanda cresce muito nas unidades, devido ao aumento no número de acidentes e cirurgias de emergência. Por isso, nos dias que antecedem as festas de Carnaval, a gente começa a fazer campanhas com empresas, igrejas, instituições, enfim, vamos aos lugares mais próximos da população para garantir a coleta”, afirma a gerente de captação Marlice Aquino, lembrando que o Carnaval é um período de feriado extenso, no qual o atendimento hospitalar não para, é necessário ampliar o estoque de hemocomponentes, para atender possíveis situações de emergências ou acidentes.
O Hemoacre estará aberto durante todo o feriado de Carnaval, no horário de 7h15 às 17h30, e está localizado na Avenida Getúlio Vargas, número 2.767, ao lado do Teatro Plácido de Castro (Teatrão). Na quinta-feira, 19, a unidade móvel do hemocentro estará estacionado no Calçadão do Passeio, Centro, no horário de 8 às 12 horas.
“A doação de sangue é um ato universal. Mesmo com os avanços da ciência, ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que se precisa de uma transfusão, o paciente conta, exclusivamente, com a solidariedade de todos nós”, enfatizou Marlice Aquino.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, e estar bem de saúde. Não é necessário jejum. Para menores de 18 anos, será necessária a autorização dos pais ou responsáveis legais.