Convênio assinado com a Federação Acreana de Futebol é o maior dos últimos dez anos
Ver os times acreanos na disputa na Série B do campeonato brasileiro e já enxergar as competições da Série A. Este é o sonho do governador Tião Viana para o futebol acreano e por isso o governo do Estado, num grande esforço, aumentou os recursos do repasse que é feito à Federação Acreana de Futebol e assinou na tarde desta quinta-feira, 17, convênio no valor de R$ 718 mil.
“O meu sonho é ajudar o futebol acreano a estar do lado dos grandes times, e em 2013 eu quero ver o Acre na Série B, já vendo o desafio de se preparar para a disputa na Série A. O meu papel vai ser correr atrás de vender a história do nosso futebol e buscar investidores. Os empresários precisam entender que o futebol é uma atividade que custa dinheiro”, disse Tião Viana.
O convênio é assinado há dez anos e teve início na gestão do então governador Jorge Viana. O recurso ajuda os times a se prepararem para a disputa do campeonato acreano. “Nesses dez anos, este foi o mais rápido. O campeonato teve início agora e o dinheiro já estará na nossa conta na próxima semana, ainda na primeira rodada. É um recurso que ajuda bastante e os clubes menores, sem esse repasse, talvez não tivessem como se manter”, disse Natal Xavier, presidente do Rio Branco Futebol Clube.
A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Ilmara Cordeiro, explicou que R$ 569 mil são repassados diretamente aos clubes e o valor restante é destinado ao custeio de transporte rodoviário e aéreo para o deslocamento dos times no campeonato acreano. A equipe classificada para o campeonato nacional vai receber um valor maior.
“Este é um convênio selado há mais de dez anos pelo governo, que agora faz um esforço maior para aumentar o valor do repasse. Através desse valor o governo apoia as equipes para a disputa da competição”, disse.
Para o deputado Moisés Diniz, líder do governo na Assembleia e que apoia a criação do projeto de ajuda ao futebol acreano, Tião Viana fez mais um gol ao repassar os recursos. “O governador vem fazendo gols desde o primeiro dia do seu governo nas áreas de produção e indústria, e agora faz um gol na área da alegria. Ele está de parabéns”, afirmou.
A ajuda, segundo o presidente da Federação Acreana de Futebol, Antônio Aquino, é significativa, pois sem ela os clubes encontrariam muitas dificuldades para se manter. “Eu quero aproveitar para agradecer ao governo e às prefeituras pela construção das quadras de esportes nos bairros, um incentivo imenso ao futebol, que é a nossa grande paixão.”