Ícone do rock acreano, cantor e compositor apresenta seu primeiro trabalho em DVD em show com participação da banda Los Porongas
Acompanhado por parceiros de várias vertentes da música acreana, como Charles Sampaio (Mapinguari Blues), Paulinho Nobre (Mapinguari Blues), Artur Miúda (Caldo de Piaba) e Diogo Soares (Los Porongas), o cantor e compositor Pia Vila apresentou em coletiva à imprensa seu primeiro trabalho em DVD, o ‘Aldeia Sideral’. O show de lançamento acontece na Usina de Arte João Donato, com abertura da banda Los Porongas, neste sábado, 19, a partir das 20 horas.
Aldeia Sideral é um projeto conceitual que carimba a volta de Pia Vila aos palcos acreanos. O trabalho foi lançado primeiro em formato de CD em 2004, com direção musical assinada por Jorge Anzol e Charles Sampaio. A dupla foi responsável por empreender uma nova roupagem ao trabalho de Pia Vila. O CD trouxe antigas canções, com uma boa mistura de rock, blues e folk music.
Foi com esse novo trabalho que Pia fez um show que ficou na história, por reunir antigos parceiros e levar para o espaço da Concha Acústica Jorge Nazaré um coro de jovens que pulavam, cantavam suas letras e agitavam acompanhando Vila.
Depois se somaram outras apresentações como sua participação no Festival Varadouro em 2005. No show, rock, soul e blues e pitadas de mastigadinho, o Aldeia Sideral de Pia Vila. Por Fernando Rosa, do Senhor F, que cobriu o evento, ele foi batizado de "Iggy Pop do Norte".
Faltava ao artista registrar seu trabalho num novo formato. Foi com o apoio de novos parceiros, e com uma obra cada vez mais influente na cena atual da música no Acre, que resultou o DVD Aldeia Sideral. Foram dois anos para o novo trabalho sair do forno. São 37 anos de muita história.
“Agora é maturidade e responsabilidade. O trabalho está perfeito, em parceria com muitos amigos, todos especiais. Paciência e crença, música e bagunça. Sou autêntico representante da cultura ‘vira-lata’ acreana. Sou um cara que come piranambu, um cara que não só mergulha em água limpa. Na periferia me chamam de Raul Seixas ou Zé Ramalho. Já ouvi falarem: ‘Como pode um cara sobreviver tanto tempo?’. Sou meio Porongas, meio Mapinguari”, definiu Vila.
Com direção de Alexandre Nunes, o DVD Aldeia Sideral foi gravado no Teatro de Arena do Sesc em 2009. O projeto traz a participação dos músicos e parceiros Jorge Anzol (bateria), Artur Miúda (baixo), Charles Sampaio (guitarra), Paulinho Nobre (bateria), Fred Margarido (teclados) e Ronnie Blues (gaita).
O lançamento de Aldeia Sideral traz à tona o ícone do rock acreano desde os anos 70 com o clássico repertório: Plantação de bacuri,Garota gasolina, Rio estranho, Pra desafinar e Padrinho Sebastião.
O show é patrocinado pelo governo do Estado, através do projeto Cidade Cultural da Fundação Elias Mansour.
{xtypo_rounded2}
Laçamento DVD Aldeia Sideral – Show de abertura da banda Los Porongas
Onde: Usina de Arte João Donato
Quando: Sábado (19), 20 horas
Ingressos: 10 reais (na bilheteria da Usina e na Livraria Nobel)
{/xtypo_rounded2}